O aprendizado corporativo é responsável por grandes transformações na empresa, pois ela ajuda a tornar os profissionais mais engajados e a garantir melhores resultados nas organizações. A sua organização coloca em prática a educação corporativa? Apesar de ser excelente para as empresas, é preciso saber que o aprendizado corporativo traz muitos desafios.
Hoje, você vai compreender mais sobre o aprendizado corporativo e quais são os obstáculos que é preciso enfrentar para implementá-lo na organização.
O que é educação corporativa?
A educação ou aprendizado corporativo, também chamada de educação empresarial, consiste em promover a cultura do aprendizado entre os funcionários. Ela é uma estratégia de gestão de pessoas importante, pois pode ajudar a profissionalizar e a reter ótimos talentos.
As habilidades desenvolvidas no aprendizado corporativo são alinhadas de acordo com os interesses do negócio, com o objetivo de aprimorar as competências dos funcionários e de desenvolver novas habilidades.
Além de trabalhar o aprendizado corporativo com os funcionários, a empresa pode abranger suas estratégias educacionais aos fornecedores, lideranças e outros parceiros.
Qual o objetivo do aprendizado corporativo?
O principal objetivo do aprendizado corporativo é gerar conhecimento organizacional, desenvolver profissionais capazes de lidar com desafios e torná-los mais integrados com a empresa.
A partir do desenvolvimento de competências, a empresa consegue solucionar gargalos e fazer o negócio crescer. As competências desenvolvidas são relacionadas na perspectiva da organização, são desdobrados conceitos como:
- Cultura organizacional;
- Capacidade de comunicação;
- Colaboração;
- Solução de problemas de forma ágil e criativa;
- Visão 360º do negócio;
- Conhecimento sobre novas tecnologias;
- Autogestão da carreira;
- Desenvolvimento de liderança;
- Desenvolvimento e padronização dos comportamentos e atitudes;
- Integração das teorias ensinadas às práticas da rotina de trabalho.
De forma resumida, o aprendizado corporativo ajuda no aumento da qualidade dos resultados, colaborando com o desenvolvimento dos profissionais por meio de práticas e de conteúdos importantes para melhorar a competitividade do negócio.
7 principais desafio do aprendizado corporativo
O aprendizado corporativo traz muitos benefícios para a empresa e seus funcionários, mas também traz consigo diversos desafios. Confira sete deles:
1. Falta de liderança
Para que a implementação do aprendizado corporativo ocorra da melhor forma, é importante que a liderança da empresa esteja comprometida e forneça todo o suporte necessário. Ou seja, líderes engajados dão exemplo e apoiam as iniciativas, apenas assim a estratégia será bem sucedida.
2. Falta de tempo
Em muitas situações, os colaboradores estão sobrecarregados com suas demandas e acabam não encontrando tempo para participar das atividades de aprendizado. Por isso, é importante conhecer a rotina das equipes e encontrar a melhor maneira de implementar a estratégia e ajudar o time mais colaborativo nas tarefas do dia a dia.
3. Mudanças culturais
Mudar a cultura de uma empresa pode ser difícil e independente da proatividade da equipe e da dedicação dos líderes, é algo que naturalmente leva tempo. Sem contar que, será preciso analisar e verificar constantemente o andamento da utilização da nova cultura e realizar adaptações que se façam necessárias para garantir o sucesso da implantação.
4. Dificuldade em mensurar e avaliar os resultados
Para garantir a implantação e medir o impacto da aplicação da cultura de aprendizagem, é necessário ter uma plataforma de educação corporativa que forneça dados e indicadores claros para avaliar se a iniciativa está tendo sucesso e quais ajustes são importantes de serem feitos.
5. Empresa não sabe qual estratégia seguir
Existem muitas possibilidades dentro do aprendizado corporativo, por isso, muitas empresas ficam presas no pontapé inicial e não sabem para qual caminho seguir. É preciso reconhecer que não existe receita de bolo dentro do aprendizado corporativo. Para encontrar o caminho certo é preciso analisar o mercado, seu cenário e entender suas reais necessidades, dores e competências. Assim, ficará muito mais fácil iniciar a estratégia na empresa.
6. Colaboradores que não se engajam com as ações
Muitas organizações criam estratégias de aprendizado corporativo, mas não atingem os resultados esperados por falta de engajamento dos colaboradores. Infelizmente, muitos funcionários ainda não veem os treinamentos como atividades agradáveis dentro da empresa e acabam participando apenas por obrigação. É preciso mudar esse conceito para que o aprendizado seja bem sucedido e incorporado pelos colaboradores. Métodos como gamificação, elearning, microlearning, mobile learning, chatbots internos e outras tecnologias podem fazer a diferença no processo de motivação e engajamento.
7. Falta de consistência nos investimentos
Alguns empresários veem a capacitação como um gasto e, por isso, gastam o mínimo possível. Isso faz com que uma capacitação aconteça poucas vezes e o funcionário passe longos períodos sem ter a oportunidade de se atualizar ou de aprimorar seus conhecimentos. Para que isso não aconteça, é importante que as empresas criem um cronograma de treinamentos e capacitações. Assim, os colaboradores continuam alinhados com os objetivos da empresa e os valores não são gastos em vão.
Quais os princípios do aprendizado corporativo?
Existem alguns princípios que baseiam o aprendizado ou educação corporativa. No livro “Educação corporativa no Brasil: mitos e verdade”, Marisa Eboli listou sete princípios de sucesso para que a educação corporativa dê certo, são eles:
1. Competitividade: Empresas em melhor posição no mercado.
2. Perpetuidade: Colaboradores têm pertencimento à cultura da organização.
3. Conectividade: Acesso à informação para todos.
4. Disponibilidade: Meios de aprendizado disponíveis o tempo todo.
5. Cidadania: Atitude ética, dentro e fora da empresa.
6. Parceria: Conhecimentos fornecidos de forma constante aos parceiros e fornecedores.
7. Sustentabilidade: Desenvolvimento das habilidades pelo bem do negócio e sua manutenção.
Como implementar o aprendizado corporativo?
As empresas devem adotar as próprias estratégias para implementar o aprendizado corporativo, conforme os fatores fazem sentido para a sua realidade. Listamos dicas que podem ajudar no processo de implementação:
1. Defina objetivos
Antes de tudo, desenvolva um planejamento e defina quais os objetivos com a profissionalização dos times. O objetivo é desenvolver um novo setor, criar novas habilidades ou melhorar pontos com gargalo? É importante entender e definir como a educação pode ajudar.
2. Observe as necessidades da equipe
Avalie quais habilidades faltam para que os colaboradores entreguem resultados melhores. Desde competências técnicas ou comportamentais, é fundamental manter o foco nos resultados e no avanço do time.
3. Desenhe o escopo dos processos de educação
Depois de definir as necessidades, é importante desenhar o escopo dos processos de aprendizagem. Uma boa ideia é contar com o suporte de profissionais especializados.
4. Selecione as tecnologias a serem utilizadas
Escolha as tecnologias que podem ajudar no processo de aprendizagem dos colaboradores. Um exemplo são as plataformas de ensino, como a UEMP, em que é possível acessar aulas online e com muita qualidade no ensino.
UEMP: Plataforma de ensino e o aprendizado corporativo
A UEMP é uma grande ferramenta quando o assunto é aprendizado. Com mais de 150 cursos, a plataforma fornece um ensino online de alta qualidade com conteúdos estratégicos e trocas de experiências com profissionais e empresas inovadoras!
A plataforma, além de ter conteúdos relevantes para o desenvolvimento, permite o acesso de qualquer lugar e horário, colaborando com a busca de novas competências.
Agora que você já sabe tudo sobre os principais desafios do aprendizado corporativo e qual a melhor plataforma para garantir o ensino online, siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro das novidades. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram!