É possível usar a ferramenta de Inteligência Artificial Chat GPT para o setor de Recursos Humanos (RH)? Com a evolução tecnológica, os processos de RH se tornaram mais eficientes e ágeis. O setor se beneficiou muito com as novas tecnologias e conhecimentos.
Neste artigo, vamos explorar mais sobre o Chat GPT e como o RH pode usá-lo em diversas atividades.
O que é Inteligência Artificial?
Inteligência Artificial (IA) é o campo da Ciência da Computação que cria sistemas e programas de computador que são capazes de executar tarefas que, normalmente, precisam da ação humana para funcionar. Alguns dos exemplos de ações são o aprendizado, a tomada de decisões, o reconhecimento de fala e de imagens e a linguagem natural.
A IA usa algoritmos de aprendizado de máquina para gerar uma reação a dados e experiências armazenadas. Algumas tecnologias de IA mais conhecidas são os assistentes virtuais, os carros autônomos, o reconhecimento facial e de voz, além de sistemas de recomendação.
Foi nesse contexto que surgiu o ChatGPT.
“O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, baseado na arquitetura GPT-3.5. Ele é projetado para compreender e gerar texto em linguagem natural. O “GPT” significa “Generative Pre-trained Transformer”, indicando que o modelo é treinado de forma prévia em uma ampla variedade de dados linguísticos para realizar tarefas como tradução, resposta a perguntas, geração de texto e muito mais.
O ChatGPT pode ser utilizado em diversas aplicações, como assistentes virtuais, chatbots, respostas automáticas e interações de linguagem natural em geral. Ele é capaz de entender contextos complexos e fornecer respostas coerentes com base nas entradas que recebe.”
Essa é a explicação sobre o ChatGPT, que a própria ferramenta responde quando é questionada sobre o que é.
Ao acessar a ferramenta, o usuário vê diversas opções, incluindo exemplos de utilização, um campo para inserir a pergunta ou tópico desejado e suas últimas conversas registradas. Existem ainda opções básicas disponíveis no menu lateral. A partir daí, a utilização da ferramenta é bastante intuitiva e simples.
O usuário precisa apenas inserir a pergunta ou tópico e o robô trará uma explicação simplificada, com base nas respostas anteriores dos usuários e nas informações online disponíveis.
É importante ressaltar que se a pergunta seja muito específica ou o ChatGPT não tiver informações suficientes para fornecer uma resposta adequada, ele solicitará mais detalhes ao usuário sobre o assunto.
Chat GPT para RH: 20 Dicas de como usar a IA na sua rotina
Como toda ferramenta inovadora, o ChatGPT precisa de um período de experimentação e aceitação. Porém, a verdade é que o profissional de RH que usar a ferramenta de maneira efetiva poderá encontrar nela insights competitivos, além de agilizar diversas demandas do setor. Sempre levando em consideração a necessidade do acompanhamento e revisão das informações apresentadas.
A seguir, trouxemos 20 dicas de como usar o ChatGPT na rotina do RH. Chegou a hora de conferir maneiras que a Inteligência Artificial pode ser usada para contribuir com os profissionais da sua empresa.
Dentre as aplicações do ChatGPT para o departamento, estão:
1. Atendimento ao funcionário
Umas das utilizações do ChatGPT é relacionada ao suporte aos funcionários em uma variedade de áreas, seja com relação aos benefícios, férias, salário, políticas da empresa e outros assuntos relacionados ao trabalho. Isso ajuda a reduzir a carga de trabalho do RH e fornecer aos funcionários uma forma ágil de obter respostas para suas questões.
É importante ressaltar que a ferramenta pode trazer erros. Então é preciso que as equipes de RH tenham uma atenção redobrada para conferir os temas trabalhos.
2. Treinamento e desenvolvimento
O ChatGPT pode ajudar no treinamento e desenvolvimento de pessoas com a criação de conteúdo educacional personalizado e da simulação de cenários de estudo.
Ele pode fornecer informações básicas sobre programas de treinamento, fornecer respostas a perguntas de treinamento, além de feedbacks sobre o desempenho do funcionário. Esse tipo de auxílio pode ajudar a melhorar a eficácia dos programas de treinamento e desenvolvimento do RH.
3. Feedback
Uma das coisas mais complexas para o RH é elaborar os feedbacks aos candidatos de processos seletivos. Com o ChatGPT essa tarefa pode ser automatizada. É preciso apenas fornecer informações como o nome do candidato, a empresa e a vaga pela qual ele concorre. Depois disso, a ferramenta desenvolve um texto completo para comunicar a tão sonhada aprovação no job ou informar que não deu certo.
4. Recrutamento e seleção
O processo de Recrutamento e Seleção é essencial para qualquer empresa, por isso, o setor de RH deve apostar nas ferramentas certas neste momento.
No caso do uso do ChatGPT, é possível fazer uso da IA como forma de suporte durante o processo seletivo. É possível, por exemplo, pedir a criação da descrição de uma vaga, criar desafios técnicos para os candidatos ou até desenvolver uma lista de perguntas para se fazer durante a entrevista.
5. Análise de dados
O ChatGPT também pode ser empregado para analisar dados do RH, como informações de folha de pagamento, desempenho do funcionário, rotatividade e outros dados relacionados ao RH. Além disso, a ferramenta pode colaborar com insights valiosos sobre os dados, ajudando o RH a tomar decisões informadas sobre a gestão da força de trabalho.
Dessa forma, o RH pode entender melhor como as equipes estão colaborando e se comunicando, identificando áreas em que a comunicação pode estar com ruídos ou precisando de melhorias.
6. Assistente de RH
A função de um Assistente de Recursos Humanos é dar suporte ao profissional de RH em suas dúvidas do dia a dia. E isso pode ser feito com facilidade pelo próprio ChatGPT.
A IA pode fornecer respostas para consultas de baixo nível, como responder à questão: “Quantos dias de férias o trabalhador tem direito?”. Além de outras inúmeras outras perguntas. Ter o suporte do uso do ChatGPT para RH pode fazer toda a diferença para agilizar o recrutamento.
7. Envolvimento e engajamento dos colaboradores
O uso do ChatGPT para RH pode ajudar a criar perguntas para pesquisas de engajamento, analisar os resultados obtidos e até mesmo a criar uma estratégia para começar os trabalhos.
A estratégia criada pelo chatbot pode não ser a perfeita para a empresa, mas pode ajudar a dar um ponto de partida para o profissional de RH. Assim, a partir disso, ele pode elaborar o próprio planejamento.
8. Gestão de Pessoas
O gerenciamento de dados é uma tarefa cansativa para o setor de RH. Além disso, os processos como limpeza de dados podem ser complexos e exigirem muita concentração e tempo de desenvolvimento.
Ao repassar o processo para um assistente de IA, a entrada de dados e o gerenciamento de registros podem ser mais precisos e monitorados de forma contínua e simplificada, sem a necessidade de um profissional de RH para fazer o serviço.
9. Gestão de benefícios
A ferramenta também pode ser usada no dia a dia para comunicar sobre benefícios aos funcionários de forma clara. O modelo de IA pode ser treinado para responder a perguntas frequentes sobre benefícios, como cobertura de plano de saúde, licença-maternidade, políticas de férias, entre outras questões.
Isso pode garantir que os funcionários entendam totalmente seus benefícios e possam fazer as melhores escolhas. Além disso, a ferramenta economiza o tempo do RH para outras atividades que exigem mais da capacidade humana.
10. Criação de descrições de vaga
A criação das descrições de vagas, ou job descriptions, é uma das etapas mais importantes de um processo seletivo. Afinal, é neste momento que o candidato encontra as informações que precisa sobre a função.
Com a ajuda do ChatGPT, o RH pode elaborar descrições de vagas para os cargos sobre os quais não possuem conhecimentos e deixá-los mais explicativos.
11. Desenvolvimento de desafios técnicos para candidatos
Nos processos seletivos, uma das etapas primordiais é a filtragem de um bom número de candidatos para aplicar provas que contemplem o cotidiano da vaga aberta.
Como o RH lida com vagas que possuem uma linguagem técnica mais complexa e complicada, o ChatGPT pode auxiliar com o desenvolvimento de testes específicos para essas situações.
Mas lembre-se de pedir ao responsável do setor da vaga para que revise o teste antes de fazer a aplicação aos candidatos.
12. FAQ para funcionários
A inteligência artificial, por meio do ChatGPT, pode ajudar uma empresa a construir um FAQ para funcionários referente a diversas questões do dia a dia da organização.
Basta a empresa inserir informações básicas sobre o que ela precisa e quais dados são precisos para a orientação que o ChatGPT é capaz de criar respostas objetivas sobre o tema, agilizando a forma de encontrar informações e tornando o dia dos funcionários ainda mais produtivo.
13. Ideias de perguntas para entrevistas de emprego
Saia das perguntas tradicionais, como “qual é o seu maior defeito, candidato?”. Use o ChatGPT para te ajudar a identificar as principais perguntas para a etapa da entrevista com o RH. Assim, é possível entrevistar alguém com perguntas diferenciadas e interessantes.
Os entrevistadores podem pedir perguntas específicas para determinado cargo e também questões mais específicas, voltadas ao comportamento ou até mesmo às habilidades dos profissionais.
14. Revisão de leis trabalhistas
Caso você possua uma dúvida com relação ao que a CLT diz sobre um determinado tema do direito ou dever trabalhista, pergunte ao ChatGPT. Ele terá boas respostas e será ágil para ajudar.
Mas lembre-se, é sempre importante ter uma revisão humana das informações apresentadas pela ferramenta de inteligência artificial, afinal, ela ainda é um protótipo em desenvolvimento.
15. Insights para melhorar indicadores de RH
Está em busca de ideias para reduzir as métricas de RH, como por exemplo o turnover?
Uma boa solução para o time do RH é solicitar ao ChatGPT insights para melhorar os indicadores do setor. Ele dará inúmeras dicas incríveis, cabe a você ver o que faz ou não sentido para o setor.
Quais cuidados tomar ao utilizar o ChatGPT?
O ChatGPT possui diversas facilidades, mas é preciso tomar alguns cuidados para que o conteúdo criado não se torne um problema. Alguns dos pontos de atenção relacionados a esse tipo de IA, são:
- Preconceito algorítmico: Algoritmos de IA podem ser tendenciosos e perpetuar preconceitos e discriminações existentes na sociedade;
- Privacidade dos dados: RH deve garantir a privacidade e a segurança dos dados dos funcionários, principalmente de dados sensíveis
- Banco de dados desatualizado: Em muitos casos ele pode consultar um banco de dados que contenha uma informação já desatualizada;
- Confusão de termos: Mesmo com uma grande facilidade para criar textos naturais e com coerência, é possível que o sistema faça confusão com alguns termos que a empresa insira.
ChatGPT e o RH
Quando usado com cuidado e responsabilidade, o ChatGPT IA se torna uma ferramenta valiosa para melhorar a eficiência e a eficácia do RH, tornando-o muito mais ágil, preciso e efetivo.
É importante que o RH implemente a ferramenta de forma responsável, levando em consideração questões éticas como a propagação de preconceito e o vazamento de dados. Além disso, é necessário que as empresas invistam em treinamento para líderes e liderados para que todos entendam o papel e o funcionamento da IA.
A IA e o ChatGPT têm o potencial de transformar o RH e ainda se tornar parte fundamental do setor.
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