O que é como trabalhar com telemarketing?

O telemarketing é um dos setores que mais empregam no Brasil. Ao menos, é o que diz um levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2019, que apontou esse setor como responsável por gerar mais de 17 milhões de empregos CLT no país. Se tornando, dessa forma, uma área excelente para quem busca emprego

Apesar de existirem milhares de vagas para telemarketing, nem todos sabem realmente o que se faz nessa função, e o que é preciso para trabalhar nela. Neste artigo trouxemos todas as informações sobre o assunto, para te deixar pronto para conseguir um ótimo emprego na área. Continue a leitura e aproveite! 

O que é telemarketing? 

O telemarketing ficou conhecido como uma área de trabalho, mas em tese ele nasceu como uma estratégia de vendas. Uma forma de empresas entrarem em contato com clientes através de ligações, tentando captar possíveis compradores, oferecer ofertas imperdíveis e esclarecendo dúvidas. 

Antigamente o maior foco do telemarketing era nos call centers, centros onde diversos atendentes ligavam ou recebiam ligações. Hoje essa abordagem também pode ser feita por e-mail, chats e outras formas de contato, ainda que as ligações sejam maioria. 

Em resumo, telemarketing é uma forma de fazer uma ponte entre empresas e consumidores, que pode ser feito tanto de forma receptiva quanto passiva. A existência dessa função é comum nos mais diversos setores, fazendo com que essa se torne uma área que gera um grande volume de empregos. 

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Qual a diferença entre telemarketing receptivo e telemarketing ativo? 

O telemarketing receptivo e ativo são duas formas modalidades onde a principal diferença é na abordagem. No primeiro o atendente é quem recebe as ligações, geralmente feiras por clientes já fidelizados ou em potencial. Esses contatos podem ser feitos para tirar dúvidas, realizar reclamações ou pedidos, e colocam os profissionais de telemarketing em posição receptiva. 

o telemarketing ativo é quando o atendente entra em contato com o consumidor. É aquela situação clássica onde uma empresa liga a um cliente para oferecer algo, realizar atendimentos ou qualquer outra estratégia feita com o objetivo de estreitar o relacionamento entre marca e consumidor. 

Entender a diferença entre ambos é importante a toda empresa que deseja usar o telemarketing como parte dos seus negócios, mas também aos profissionais que desejam trabalhar na área. Afinal, ainda que a meta final seja sempre a relação com o cliente, as formas de realizar ambos os atendimentos podem ser bem diferentes. 

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O que é preciso para trabalhar com telemarketing? 

Um dos maiores benefícios do setor de telemarketing a quem busca por trabalho é o fato de não exigir formações além do ensino médio. Inclusive, essa é uma função bastante interessante a quem busca pelo primeiro emprego, já que seus pré-requisitos são mais voltados a habilidades (soft skills) que quando já presentes no trabalhador o tornam uma excelente contratação para a função. 

Isso não significa que ter uma preparação seja dispensável. Apesar das vagas para telemarketing normalmente pedirem apenas pelo ensino médio, ter um curso relacionado a função no currículo pode ser uma boa forma de se destacar entre tantos candidatos concorrendo pela vaga. 

Inclusive, a experiência na área ou com determinadas competências, como uso de plataformas ou maneiras de realizar abordagem, são bastante pedidas em determinadas vagas. Se quer entrar no setor, não tem experiência profissional e quer se destacar para conseguir passar pelo processo seletivo, confira o curso da UEMP de Telemarketing

Com ele você aprende mais sobre os tipos de telemarketing, perfis de operadores, técnicas de atendimento e ferramentas mais utilizadas. Uma excelente forma de aprender mais sobre a profissão, se preparar para a rotina de trabalho e ainda demonstrar ao recrutador que possui comprometimento e estudo sobre a função. 

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Como é o trabalho com telemarketing? 

Uma das bases do trabalho em telemarketing é que o atendimento é feito a distância, normalmente através de ligações, conversas em chats ou e-mails. O atendente de call center, que também pode ser chamado de atendente de SAC ou operador de televendas, costuma seguir um roteiro em seus atendimentos. 

Perguntas comuns para entender o problema, solicitação ou necessidade do cliente e que ajudam a otimizar o tempo de trabalho. Também existe o uso de programas onde o atendente de telemarketing consulta informações, registra o que está sendo conversado e qualquer outra ação que seja necessária. 

Em geral, a carga horária do atendente de telemarketing é de 6 horas por dia, o que dá 36 horas semanas trabalhando de segunda a sábado. Quanto a média salarial ela pode mudar conforme o estado, empresa e setor de atuação. 

Segundo a calculadora de média salarial do site Trabalha Brasil o salário de um operador de telemarketing júnior em uma empresa de pequeno porte é de R$ 1.492,56 indo para R$ 1.791,07 em empresas médias e R$ 2.149,29 nas grandes. Lembrando que esse valor é baseado em currículos cadastrados nos últimos 12 meses, e que mudam para níveis hierárquicos como pleno, sênior e master. 

Quais as habilidades mais pedidas a um atendente de telemarketing? 

A rotina de um atendente de telemarketing muitas vezes apresenta diversos desafios, onde precisa lidar com pessoas dos mais diferentes tipos e situações que exigem certa flexibilidade e habilidade para gerenciar problemas. Além dessas duas soft skills existem outras bastante buscadas para a função, sendo as principais delas: 

Boa comunicação 

Boa parte do trabalho feito pelo telemarketing é com base na comunicação, o que significa que o atendente precisa ter ótimas habilidades relacionadas a ela. Em casos onde o atendimento é feito por telefone é preciso ter uma forma clara de falar, capaz de transmitir suas palavras com clareza e calma

Já nos casos onde os atendimentos são feitos via chat ou e-mail a escrita se torna fundamental. Em ambos os casos ser comunicativo, capaz de se expressar de forma clara e compreender com facilidade o que o outro tem a dizer é fundamental. 

Ser um bom ouvinte, manter sempre a calma e educação também é algo essencial. Lembre-se que um bom atendente de telemarketing não apenas consegue se fazer entender facilmente, como também está disposto a repetir as informações quantas vezes forem necessárias, sem demonstrar irritação ou falta de paciência

Inteligência emocional 

Parte da rotina de um operador de telemarketing é lidar com reclamações, realizar cobranças e entrar em contato com pessoas nem sempre satisfeitas com a situação. Isso pode gerar uma boa dose de estresse e situações complicadas, onde, caso o profissional não consiga gerenciar suas emoções, pode não ser tão saudável. 

Por isso, se quer trabalhar como operador de telemarketing lembre-se da importância de desenvolver a inteligência emocional. Com essa soft skill você deve conseguir separar suas emoções pessoais do trabalho, não deixando que problemas sejam gerados no ambiente profissional. Da mesma forma como não deixa as questões com o trabalho afetarem sua vida pessoal

Outro aspecto essencial é conseguir manter a calma, cortesia e controle mesmo quando o cliente não estiver em seu melhor momento. Não é incomum que atendentes de telemarketing precisem lidar com pessoas irritadas ou ansiosas por uma solução, e é necessário saber como gerenciar suas emoções nesse momento. 

Capacidade de solucionar problemas 

Assim como a capacidade de lidar com conflitos, a habilidade de solucionar problemas é algo essencial a todo operador de telemarketing. Como dito antes, o profissional costuma ter um roteiro a seguir durante seus atendimentos, que servem para facilitar cada contato. Entretanto, ainda é possível que imprevistos aconteçam. 

O ideal é que todo atendente receba treinamento sobre como lidar com conflitos e quais as melhores formas de lidar com problemas, evitando que eles estiquem demais o tempo usado nos atendimentos, ou sejam levados a outros setores. Afinal, quanto maior o tempo usado em cada ligação menor será o número total de pessoas atendidas

Empatia 

Lidar com público é sempre uma missão complicada, especialmente porque cada pessoa será diferente e exigirá uma abordagem ligeiramente diversa. Em todos os casos é necessário ter empatia com o outro, buscando entender quais são suas necessidades e anseios, e como seu atendimento pode resolver ao menos partes de ambos. 

É preciso manter em mente que, da mesma forma como o atendente quer terminar rapidamente a ligação para poder ajudar outro cliente, o consumidor também deseja ter seu problema resolvido rapidamente. Além disso, mesmo em momentos ruins, ainda são pessoas em ambos os lados, que merecem respeito e serem ouvidas atentamente. 

Organização 

Algo comum na rotina do call center são as metas e objetivos que cada profissional precisa alcançar. Elas são uma constante da função de operador de telemarketing, e que não devem ser deixadas para última hora e com isso gerar nervosismo, pressa e ansiedade. 

Para impedir que isso aconteça algo essencial é a organização! Com ela os atendentes de telemarketing devem organizar suas rotinas de forma que consigam manter suas metas em dia e chegar aos objetivos de maneira tranquila. Além, é claro, de conseguir atender seus clientes da melhor forma. 

Afinidade com tecnologia 

A tecnologia acaba sendo uma parte constante da rotina do telemarketing, seja no uso de ferramentas para consultar informações, seja no próprio método usado para contato. Seja falando ao telefone ou respondendo a e-mails, o atendente precisará usar softwares e aplicações às quais deve ter facilidade em usar

Não que o candidato seja obrigado a conhecer as ferramentas já ao se candidatar a vaga, afinal a empresa irá treiná-lo para saber como manusear cada uma delas e inseri-las em sua rotina. No entanto, é importante que a pessoa tenha, ao menos, facilidade em aprender como utilizar novos softwares e outras tecnologias semelhantes. 

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É fácil trabalhar de telemarketing? 

A resposta a essa pergunta pode variar de pessoa a pessoa. Por ter uma grande oferta de vagas a área de telemarketing é relativamente fácil de se conseguir emprego, o que abre muitas portas a quem busca por uma oportunidade, inclusive de primeiro emprego. 

Por outro lado, é uma função que pode ser bastante estressante a depender da personalidade da pessoa, o que é algo a se analisar. Em geral, é um setor que abre muitas portas, e que fica mais fácil de ser conquistado ao ter uma preparação extra. Como, por exemplo, o curso de Telemarketing da UEMP

Conclusão 

E aí, o que achou de saber mais sobre telemarketing? Esperamos que tenha gostado de aprender mais sobre essa área com um número tão grande  de vagas de emprego, quais as habilidades mais importantes para trabalhar nela e como se destacar na hora de se candidatar. 

Se quer se tornar um profissional de sucesso na área não deixe de conferir os cursos da UEMP! Desenvolva novas habilidades, se prepare para inovar e cresça cada vez mais profissionalmente. 

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Até o próximo artigo! 💙💛 

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