Marketing Internacional: o que é e como trabalhar na área
O marketing digital já é bem conhecido, mas você já ouviu falar sobre marketing internacional? Esse é um termo que, mesmo não sendo tão citado, tem sido essencial a muitos negócios que desejam prosperar cada vez mais, não se limitando ao país onde deram origem ao seu negócio.
Para que possam fazer isso precisam de profissionais capacitados e excelentes nesse setor, com especialidade em fortalecer marcas internacionalmente. Saiba mais sobre o que é marketing internacional, seu impacto sobre as empresas e como pode se tornar um profissional de sucesso na área lendo esse artigo. Confira!
O que é marketing internacional?
O marketing internacional, também chamado de marketing global, é utilizado quando uma empresa decide expandir a divulgação e venda dos seus produtos ou serviços para fora do país de origem. Ele é constituído por um conjunto de estratégias que visa a internacionalização da marca, bastante facilitado pela potência da globalização e do marketing digital atualmente.
Investir em marketing internacional traz uma série de benefícios as empresas, mas necessita de uma extensa e cuidadosa organização, planejamento e estudo. Ao levar seus produtos ou serviços a outro país é necessário repensar toda a estrutura de marketing, em especial etapas como o planejamento, produção, divulgação, captação e promoção.
Estratégias que funcionam na cultura na qual a empresa nasceu não necessariamente irão funcionar em outros países. Além disso, existem diferenças linguísticas, sociais, políticas, religiosas, necessidades, entre muitos outros aspectos que, quando não são corretamente estudados, podem gerar mais afastamento do novo público do que interesse.
O papel do marketing internacional é compreender o público, definir quais mudanças devem ser feitas nas estratégias já utilizadas e transformar a empresa em uma marca forte no novo local. Com a globalização esse investimento acabou se tornando natural aos negócios que desejam continuar a crescer, e se fortalecer até mesmo dentro do próprio território. Mas, para isso, precisam de profissionais capacitados.
Por que o marketing internacional é importante?
Ainda que tenha se tornado natural com difusão da globalização, será que o marketing global é mesmo importante? A resposta é sim! Para empresas que desejam crescimento e aumento em vendas o marketing internacional pode ser um grande aliado, especialmente em aspectos como:
Aumento na autoridade do negócio: ser uma empresa bem-sucedida internacionalmente traz autoridade até mesmo dentro do país de origem, já que remete a ideia de que a organização é uma líder no seu segmento. Isso transmite maior confiabilidade aos consumidores, que passam a ver os produtos e serviços como uma referência no setor.
Conhecimento do mercado e do público: conhecer novos públicos, e entender o funcionamento dos negócios em outros países, traz uma série de oportunidades e experiências enriquecedoras a um negócio. Com elas é possível conhecer novas formas de fazer negócios, divulgar seus produtos e serviços, identificar necessidades e individualidades de consumidores e evoluir seus marketings como um todo.
Maior reconhecimento no exterior: ao ser bem-sucedido em seu conjunto de estratégias para marketing global, e conquistar a confiança de um novo público, a imagem do negócio internacionalmente passa a se tornar mais positiva. Algo excelente para conquistar novos clientes, parceiros e oportunidades.
Proteção contra crises: quando uma empresa depende apenas do mercado interno ela pode ficar à mercê da economia local. Isso significa que problemas econômicos dentro do seu país de origem podem afetar intensamente na saúde financeira da empresa, algo que pode ser suavizado quando parte da sua receita vem de vendas em outros países.
Acesso a novas oportunidades: além do crescimento de consumidores empresas que investem em sua expansão, com base no marketing internacional, acabam tendo acesso a novas oportunidades. Algumas delas ao atuar em países onde questões como tarifas, impostos e relações comerciais são mais facilitadas, e permitem benefícios aos negócios nem sempre encontrados no país de origem.
As diferenças entre marketing internacional e local:
O marketing doméstico, também chamado de marketing local, possui diversas complexidades, mas ainda assim acaba oferecendo mais facilidades no seu desenvolvimento do que o global. Desenvolver campanhas em uma cultura na qual a empresa já está inserida, compreendendo melhor as características do público e tendências do mercado oferece uma base mais sólida.
Tanto os consumidores quanto o mercado mudam constantemente, e cabe as empresas de sucesso ficar atentos a isso para continuarem competitivas. No entanto, se torna quase instintivo perceber nuances, mudanças e características quando o negócio nasce e próspera em um mesmo lugar. Algo não tão fácil ao tentar se inserir em um novo local.
Por isso, é essencial a toda empresa que deseja investir em marketing internacional um profundo estudo sobre seu novo público. O investimento em pesquisa e análise de mercado, necessidade dos consumidores, vivência, cultura e diversos outros aspectos deve ser o primeiro passo. Todas as ideias de como fortalecer a marca vem após compreender para quem está falando.
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Principais passos do marketing internacional:
O marketing por si só é uma área que exige estudos constantes, seja ele doméstico ou não. Porém, é nítido que ao iniciá-lo em um novo ambiente alguns planos devem ser feitos, e passos fundamentais devem ser tomados. Os principais deles são:
Planeje como será a entrada no novo mercado
Não basta apenas criar campanhas e começar a divulgar. É preciso conhecer os anseios dos consumidores, o que a empresa tem a oferecer a eles e como fazer isso dentro das tradicionalidades locais. Compreender o funcionamento é fundamental, e apenas ao fazê-lo será possível começar a planejar como será a entrada no novo mercado.
Estude a concorrência local
Ao nascer e prosperar em um país é natural que o negócio conheça seus concorrentes, e saiba como se diferenciar deles. Porém, isso não acontece quando está entrando em um ambiente totalmente novo. Para não acabar sendo vítima da própria ignorância é essencial que a empresa conheça não apenas a quem vai vender, mas também quem tentará vender o mesmo.
Adapte a linguagem que será utilizada para cada país
É comum que o marketing se utilize de piadas, referências culturais, detalhes históricos, entre tantos outros meios para engajar seu público-alvo. Uma linguagem é definida, mas ela nem sempre irá funcionar positivamente em todos os locais. Para não correr riscos é preciso estudar que tipo de discurso pode ser utilizado no novo país, e mantê-lo coeso.
Compreenda os hábitos do público
Será que todo produto é usado da mesma forma em todos os lugares? A resposta é não! Clima, horários, culturas, tudo pode afetar os hábitos do público, e com isso a maneira como ele irá se relacionar ao produto e serviço. Compreender isso é essencial para conseguir obter sucesso na adoção desses compradores ao que a empresa tem a oferecer, e deve ser uma preocupação dos profissionais responsáveis por idealizar o marketing internacional.
Alinhe as estratégias utilizadas em todos os locais
Adaptar as estratégias conforme o local é necessário. No entanto, isso não significa deixar de ser coerente com a marca, algo importantíssimo a qualquer negócio, especialmente por ser algo difícil e complexo de se construir. Por isso, tanto ao negócio quanto aos profissionais que vão atuar no marketing internacional, é necessário traçar planos que se adaptem ao novo público, mas sem deixar de ser fiel a persona do negócio.
Entenda a legislação de cada país
Um dos aspectos mais importantes para não prejudicar uma empresa que busca se internacionalizar é conhecer profundamente as leis locais. Ao iniciar negócios em um novo país cabe a empresa garantir que está agindo conforme a legislação, correndo o risco de assumir graves problemas caso não o faça. Além, é claro, de prejudicar sua imagem e relação com os novos consumidores.
Tire máximo proveito do marketing digital
Seja no ambiente doméstico ou global, o marketing digital é um aliado a qualquer empresa e profissional que queira alcançar o sucesso. As novas tecnologias permitem criar uma aproximação maior com os consumidores, inova na forma de fortalecer a imagem do negócio e abre uma imensidão de oportunidades. Inclusive ao marketing internacional!
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O que faz um profissional que atua com marketing internacional?
Atuar como profissional de marketing internacional é um grande desafio, já que significa um extenso trabalho de estudo e compreensão de locais muitas vezes com uma cultura repleta de diferenças em comparação àquela em que cresceu. Em geral, muitas das atividades exercidas acabam sendo bem semelhantes às feitas no marketing doméstico, mas com um viés bem diferente. Confira as principais:
- Explorar novos mercados;
- Elaborar estratégias para produção de conteúdo adequadas a realidade do país;
- Acompanhar e estudar as tendências de consumo;
- Estudar sobre a persona local;
- Fazer pesquisas de conhecimento da cultura e mercado locais;
- Estudar sobre a legislação local e as regras internacionais sobre atividades de marketing e publicidade;
- Fazer o desenvolvimento e acompanhamento de orçamentos de marketing;
- Criar e alinhar campanhas de branding para cada país onde a empresa está presente;
- Fazer previsões de venda;
- Analisar como é a atuação da marca no país;
- Buscar e fechar parcerias locais;
- Fazer assessoria para a criação de novos serviços ou produtos;
- Desenvolver materiais de divulgação e comunicação, tanto impressos quanto digitais.
Escolher se tornar especialista em marketing internacional pode ser uma grande oportunidade, especialmente em uma realidade onde a busca por chances de atuar em empresas estrangeiras cresce cada vez mais. Para fazer é essencial que conheça as habilidades e competências mais pedidas, atividades e oportunidades no mercado de trabalho.
Quais habilidades são necessárias para trabalhar com marketing internacional?
Toda profissão exige que o profissional tenha um certo conjunto de habilidades socioemocionais (soft skills) e outro de competências técnicas (hard skills). No caso do profissional que atua com marketing internacional algumas das habilidades mais importantes são:
- Criatividade;
- Comunicação assertiva escrita e verbal;
- Pensamento analítico;
- Resolução de problemas;
- Curiosidade;
- Organização;
- Atenção aos detalhes;
- Liderança;
- Empatia.
Já em relação às competências isso pode variar conforme as atividades mais desempenhadas, empresa e contexto. Porém, existem aquelas mais comuns de serem exigidas para um bom desempenho, sendo elas:
- Experiência com mídias sociais voltadas ao marketing;
- Habilidades com marketing digital;
- Experiência com programas focados em gestão de projetos;
- Experiência com web design;
- Habilidade com redação e edição de textos;
- Conhecimento de SEO/SEM;
- Conhecimento de análise de dados;
- Conhecimento da linguagem de programação HTML.
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Como trabalhar com marketing digital internacional?
Existem algumas graduações que podem ajudar a oferecer as bases para se inserir no marketing digital, como Publicidade e Propaganda, Gestão de Marketing e Relações Internacionais. Elas podem ajudar a estabelecer alguns conhecimentos iniciais para desenvolver as habilidades e competências mais importantes para ser um profissional de sucesso na atuação.
No entanto, se quer se aprofundar em marketing internacional, comprovar o aprendizado e melhorar seu currículo para conseguir oportunidades ainda melhores, confira o curso profissionalizante da UEMP! Com ele você consegue uma especialização mais rápida, com conhecimentos assertivos sobre a área e por um preço acessível.
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Concluindo
Existem hoje muitas marcas conhecidas internacionalmente, que se tornam referência de qualidade e ganham os corações de consumidores pelo mundo todo. Para ser parte desse grupo muitas empresas vem investindo em marketing internacional, e com isso precisam de profissionais capacitados para ajudá-las.
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Até o próximo artigo! 💙💛