Muitas pessoas se questionam se estudar pela internet realmente funciona e se é uma prática eficaz no ensino-aprendizagem. O método EAD cresceu muito nos últimos anos, pesquisas apontam um crescimento estimado de cerca de 470% em território nacional nos últimos dez anos. 

Hoje, há uma infinidade de possibilidades de estudo online, como cursos preparatórios, graduação, cursos técnicos, especializações, cursos rápidos, entre outros. Isso tornou-se possível pelo desenvolvimento tecnológico que aconteceu nas últimas duas décadas, em escala mundial. 

É importante lembrar que a possibilidade de realizar estudos online democratizou a educação e hoje, é possível que mais pessoas tenham acesso ao estudo, mesmo que básico, e possam se desenvolver e alcançar novos horizontes profissionais com isso.  

Mas, para que o estudo pela internet realmente funcione, é necessário que alguns pontos sejam levados em consideração, afinal, é uma modalidade diferente e requer cuidados diferentes. Vamos saber mais sobre o tema? 

Como criar uma rotina de estudos? 

Independente do que esteja sendo estudado, seja uma graduação ou um curso de desenvolvimento profissional, estudar online requer uma rotina. E, talvez, este seja um dos pontos mais importantes para que o estudo dê certo.  

Mas, como criar uma rotina de estudos? Bom, criar uma rotina significa definir tarefas e metas e ter um horário determinado para realizá-las e, no caso das metas, um tempo para atingi-las.  

Imagine que você vai iniciar um curso online e que, além dele, trabalha fora e tem uma agenda de compromissos, sem uma rotina definida, é muito provável que você perca o foco e acabe perdendo aulas ou que o curso caia no esquecimento. Para que isso não aconteça, é necessário criar uma rotina.  

Para isso, você poderá definir horários durante o seu dia para estudar. Poderá, por exemplo, definir que entre as 19h e 20h você vai ler o conteúdo escrito das matérias, ou ver as videoaulas e pela manhã, antes de iniciar o trabalho, você terá um momento para responder às atividades do seu curso. Isso é criar uma rotina! 

No caso de você estar estudando de forma independente, ter uma rotina é importante também. Você também deverá definir horários para atividades como busca de conteúdo na internet, resolução de questões aplicadas na área de estudos, etc.  

Para auxiliar na sua rotina, você pode criar um plano de estudos! Vamos ver como funciona? 

Tenha um plano de estudos 

Para facilitar a rotina de estudos e aumentar a eficácia de estudar pela internet, tenha um plano de estudos. Apesar de parecer difícil, criar um plano de estudos é rápido e fácil.  

Neste ponto, você já deverá ter criado uma rotina de estudos, assim ficará fácil definir o que será visto em cada dia e horário. Com isso, defina as matérias e conteúdos que irá estudar.  

Definindo o que será estudado, faça uma seleção do que é prioridade e, neste ponto, você deve atentar-se ao fato de que para compreender alguns temas, precisará estudar outros antes. Então, esteja atento! 

Imagine uma situação hipotética onde você precisa estudar os temas A, B e C. Para compreender B, você precisa estudar o A antes, o C não precisa de nenhum estudo anterior e, dos três, é o mais importante. Neste caso, em seu plano de estudos você faria o estudo da seguinte forma: C, A e B, respeitando a hierarquia de importância e necessidade.  

Ao fazer seu plano de estudos, leve em consideração os imprevistos. Pode ser que em um dia ou outro você não possa estudar, e tudo bem se não puder. Mas, preveja esses imprevistos colocando uma margem de erro e, caso não tenha nenhum imprevisto, você ainda terá um tempinho livre (para estudos ou lazer). 

Não esqueça de ter tempo para você! Mesmo que você tenha grandes objetivos e precise estudar muito para alcançá-los, é muito importante ter um momento do dia para autocuidado, lazer e descanso. 

Por fim, trace metas. Vamos ver sobre elas a seguir com maior profundidade.  

Defina metas 

Depois de ter criado uma rotina e um planejamento de estudos, é hora de definir as metas! De modo geral, você trabalhará todos os três juntos, mas deverá criá-los de modo separado.  

Definir as metas é uma atividade fácil. Imagine que você tem um mês para estudar três unidades de um material e realizar as atividades avaliativas dele. Você pode definir como meta estudar uma unidade por semana, sendo que no final de cada uma você fará as atividades. Deste modo, além de ter um planejamento, você define o objetivo de cada momento.  

Com metas definidas, você poderá fazer um acompanhamento e análise do que de fato está conseguindo estudar e absorver do conteúdo, além de ajudar a criar e manter o hábito do estudo. 

Crie metas diárias, semanais e mensais de aprendizado e também defina como meta o que pretende aprender futuramente. Para isso, você pode contar com o auxílio de ferramentas, que veremos a seguir.  

Quais são as ferramentas de estudo? 

Hoje, existem muitas possibilidades de aplicativos, métodos e formas de administrar a rotina de estudos. É bastante comum, inclusive, o uso dessas ferramentas, pois elas facilitam o dia a dia.  

É interessante que você teste algumas ferramentas até encontrar a que melhor se adequa às suas metas, pois o que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para outra. Trouxemos alguns exemplos que podem ser utilizados: 

Aprovado App 

O Aprovado é um aplicativo que funciona como uma agenda e foi elaborado justamente para auxiliar os estudantes a ter uma rotina eficiente. Pelo aplicativo, é possível criar tarefas com as matérias e conteúdos que estão sendo estudados, além de acompanhar via gráficos e relatórios seu desempenho.  

Google Agenda 

O Google Agenda é uma ferramenta gratuita da plataforma Google e você poderá utilizá-la, inclusive, para fazer seu planejamento de estudos, já que esta funciona como um calendário. O Google Agenda possibilita que você insira lembretes em forma de despertador, sincronizado com seu aparelho smartphone.  

Google Keep 

Também da plataforma Google, o Google Keep é uma ferramenta de anotações. Você pode utilizar para anotar os temas importantes que estudou e retornar neles depois. A ferramenta possibilita o uso de imagens e rascunhos nas anotações e você pode editá-las quando desejar.  

Pomodoro timer 

O método Pomodoro foi criado por Francesco Cirillo, no final de 1980, e consiste em separar as atividades em períodos de 25 minutos trabalhando/estudando e um período, geralmente de 5 minutos, de descanso. O Pomodoro Timer é, como o nome revela, um timer que “desperta” entre os intervalos para que o estudante possa seguir o método. 

Trello, Notion, Monday e Asana 

Apesar de serem ferramentas e aplicativos diferentes, todas as quatro trabalham com uma mesma premissa: organizar tarefas. Através desses organizadores, você poderá indicar o que já foi estudado, o que está estudando e o que estudará no futuro. Além disso, todas permitem definir prioridades e você pode personalizá-las da maneira que preferir. 

Aqui no blog temos um post completo sobre ferramentas para se organizar nos estudos, confira! 


Está pensando em estudar online? A UEMP possui cursos de variadas áreas, com cargas horárias diferentes e você pode se desenvolver profissionalmente estudando com conteúdos de alta qualidade

Até o próximo artigo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *