A impulsividade no trabalho não é tão incomum quanto muitos imaginam. Essa característica do comportamento está presente em pessoas que agem antes mesmo de pensar e de considerar as consequências dos seus atos.
Geralmente elas são assim na sua vida pessoal e acabam trazendo isso para a vida profissional.
Como consequência disso observa-se tarefas mal planejadas e mal executadas. Não é incomum que outros profissionais acabem sendo atingidos por essa impulsividade o que gera aquele clima pesado na equipe.
O autocontrole, a chamada inteligência emocional, é essencial para evitar transtornos na hora de tomar uma decisão que pode afetar a si e aos demais.

Impulsividade no trabalho: como controlar
Controlar a impulsividade no trabalho não é uma tarefa fácil e que vai acontecer de uma hora para outra. Muitas vezes é preciso ter paciência e se dedicar ao máximo, pois vai levar um tempo ter esse controle.
Esse é um processo contínuo e que contém muitas tentativas e erros, mas desistir não é uma opção para alcançar o objetivo.
Para ajudar a controlar a impulsividade separamos algumas ótimas dicas. Confira!
Antes de agir, pare e pense
A maior dificuldade que uma pessoa impulsiva possui é parar para pensar antes de agir, mas essa é uma lição que deve ser aprendida por todo impulsivo.
Ao bater aquela vontade de fazer algo é preciso repetir que é necessário ter calma e raciocinar. Refletir os caminhos que existem e assim poder escolher o ideal.
Escolher formas de se expressar
Uma pessoa impulsiva acaba se descontrolando e não é incomum as discussões. Para evitar esse tipo de situação, os impulsos impulsivos devem ser expressados em outros canais.
Fazer uma atividade produtiva, caminhar são alguns exemplos de formas saudáveis e que podem auxiliar a controlar a impulsividade.
Praticar o relaxamento
A impulsividade acaba causando ansiedade que normalmente se descontrola. Para que isso não aconteça, uma ótima forma de controlar essa ansiedade é praticando o relaxamento.
Essa é uma atividade ótima para liberar toda a tensão que se acumulou, conservar a tranquilidade e até a promover o pensamento lógico.
Yoga, meditação, mindfulness e respiração profunda são práticas que podem ser reproduzidas ao longo do dia e que ajudam a controlar a impulsividade no trabalho.
Tenha uma distração
Mudar o foco pode ser aquilo que precisava para conseguir apaziguar a ansiedade que é tão comum com a impulsividade. Por isso, ter uma ou mais formas de distração pode ser uma ótima alternativa. Pode ser uma pessoa, um ambiente ou até um app terapêutico.
Direcionar os pensamentos para momentos bons e positivos, ouvir uma música que faz se sentir bem. Esses são pontos de distração muito úteis e que surte ótimos efeitos.
Mudar as estratégias
Pessoas que são impulsivas precisam mudar suas estratégias para o controle da impulsividade com frequência. Algumas acabam se mostrando ineficientes e isso acontece por razões diversificadas.
Deixar a frustração de lado quando perceber isso é essencial para continuar na busca por uma estratégia que traga resultados consistentes.
Fazer terapia
Um método muito eficaz para o controle de impulsividade no trabalho é a terapia. O psicólogo fará todo um acompanhamento para investigar o que estimula os impulsos e ainda por cima é um método para controlá-los.
Faça um curso de Inteligência Emocional
Um curso de inteligência emocional pode ser muito útil para desenvolver softskills e ter mais controle da impulsividade no trabalho. Temos um, gratuito, aqui na UEMP.
Concluindo
A impulsividade no trabalho é algo que precisa ser trabalhado para não trazer complicações tanto na vida profissional quanto pessoal.
A ansiedade é um dos problemas que acompanham pessoas impulsivas e gera diversos transtornos. Para controlar tudo isso é preciso ter muita dedicação e se auto conhecer.