Curso de gestão comercial: como funciona e mercado de trabalho
A gestão comercial é uma área ampla, e uma das profissões que surgiram com as transformações que o mercado passou e ainda passará nos próximos anos. Pode ser feita como especialidade por profissionais de outras áreas, ou por aqueles que desejam investir em uma carreira com grande potencial para o futuro.
Por ser algo relativamente novo muitos ainda não conhecem ou entendem o que é gestão comercial. Para impedir que você seja uma dessas pessoas preparamos um artigo completo sobre como funciona, o que é preciso para ingressar na área e como ela está no mercado. Leia e confira!
Como funciona a área da gestão comercial?
O gestor comercial é um profissional multidisciplinar que se envolve no desenvolvimento e acompanhamento de estratégias nos setores de vendas, marketing, financeiro e administrativo. Ou seja, é alguém que precisa ser capaz de transitar por uma série de equipes e profissionais, não apenas coletando informações, mas também delegando tarefas e sendo uma peça central nas metas do negócio.
A gestão comercial tem como principal objetivo integrar esses quatro setores de forma que a empresa consiga se tornar mais competitiva no mercado e alcançar metas ainda maiores. Para isso o gestor pode aprender desde técnicas de gestão de pessoas até métodos aplicados ao planejamento de negócios e serviços.
Todos os conhecimentos adquiridos servem para ajudar o gestor comercial em sua missão de gerenciar equipes com funções tão diferentes, e definir estratégias que integrem o trabalho de todos como um conjunto unificado que aumenta seu potencial. Metas, objetivos e estratégias devem ser alinhados, diálogos contínuos estabelecidos e com isso um crescimento na competitividade da empresa será percebido.
O que é necessário para trabalhar com gestão comercial?
Além de formação adequada, para se trabalhar com gestão comercial é necessário possuir ou desenvolver algumas soft skills, também chamadas de habilidades. A seguir apresentamos as principais delas! Confira:
Pensamento estratégico
A estratégia é uma parte fundamental do trabalho em gestão comercial, e desenvolver uma forma de pensar que consiga se adaptar a elas é essencial. Isso está ligado não apenas a capacidade de analisar resultados e dados, mas também na maneira de lidar com problemas e conflitos, transitar entre pessoas e realizar ações.
Saber como compreender as informações que possui, como se antecipar a certas situações, prever possibilidades e ter insigths úteis é uma parte importante para se sair bem como gestor comercial. Algo que, caso não se sinta confiante em possuir, pode ser aprendido e melhorado continuamente.
Comunicação
Como dito anteriormente, o gestor comercial precisará transitar por algumas equipes. Isso significa precisar se comunicar de forma contínua e competente, transmitindo suas ideias e orientações de forma clara e eficiente para não prejudicar a relação com todos nem a capacidade de manter prazos, metas e trocas de informações.
No entanto, a comunicação não é relacionada apenas ao falar. É preciso também saber ouvir e entender o que está sendo dito. Especialmente em uma situação onde deve lidar com pessoas diversas, receber dados importantes e aplicá-los em diversos níveis e situações.
Lifelong learning
O lifelong learning pode ser traduzido como aprendizado contínuo, e é um conceito que traz a ideia de que o aprendizado não deve se limitar apenas a fase em que se está na escola ou universidade. Ele deve ser um investimento constante em todas as fases da vida, e feito também através de desenvolvimento pessoal e individual.
Para quem trabalha com gestão comercial o lifelong learning é algo especialmente importante. Afinal, tanto o mercado como um todo quanto os setores aos quais tem contato, como o marketing e o de vendas, estão em constante mudança. Novas tendências surgem, formas de consumo, estratégias, tecnologias e muito mais.
Isso muda a relação entre empresa e consumidor, e faz com que todos os profissionais envolvidos precisem estar constantemente se adaptando aos novos formatos. Sendo assim, é essencial que o gestor comercial busque um desenvolvimento e conhecimento constante.
Organização
O gestor comercial será responsável por decidir quais são as metas, urgências e prioridades não só das equipes de vendas, mas também do marketing e logística. Ou seja, ele ou ela irá distribuir demandas a uma série de profissionais de diferentes áreas, analisar dados e ajudar no desenvolvimento de estratégias aplicadas a diversos objetivos.
Tudo isso exige não apenas estratégia, mas também organização e uma boa capacidade de gerenciamento de tempo. Saber como lidar com tantos dados, pessoas e análises exige desse profissional uma alta capacidade de autogerenciamento, para que tudo saia conforme o necessário e não prejudique nenhuma etapa. E saber como usar suas horas de trabalho é fundamental para não permitir atrasos nas atividades.
Saiba mais: Como desenvolver Power Skills?
Vantagens de se trabalhar com gestão comercial:
Para quem gosta de trabalhar com estratégias, transitar entre diferentes equipes e definir metas a serem alcançadas a gestão comercial é uma excelente área a se trabalhar. Mas, além disso, existe um alto índice de empresas buscando por bons profissionais para atuar na função, e poucos disponíveis.
O que faz com que atuar como gestor comercial seja bem remunerado, com um salário que poder variar entre 3 e 7 mil reais. Além disso, dependendo do negócio onde está trabalhando, o profissional pode receber comissões e premiações conforme a empresa bate suas metas. Ou seja, é um cargo que rende boas vantagens financeiras.
Importante lembrar que, mesmo que o gestor comercial possa trabalhar em diferentes tipos de empresas no decorrer da sua carreira, é positivo quando ele possui uma especialidade. Por exemplo, um profissional que atua especificamente em empresas que produzem roupas para um determinado público.
Isso porque, quanto maior for a especialidade do gestor, maior pode ser sua autoridade naquele segmento. O que facilita na hora de conseguir uma recolocação profissional. Entretanto, isso não é uma regra, e você pode testar diferentes setores para descobrir qual o melhor para o que deseja no momento.
Leia também: Plano de carreira: o que é e por que você deveria ter um?
Quem se forma em gestão comercial pode trabalhar onde?
De organizações atacadistas a consultoria, passando por varejistas e distribuidoras de diferentes portes. O consultor comercial pode trabalhar em empresas de todos os segmentos e tamanhos, atuar como empreendedor e consultor e até mesmo integrar uma equipe específica, como a de marketing ou vendas.
É uma área ampla que oferece ótimas oportunidades. Excelente a quem busca uma profissão capaz de permitir atuações diferenciadas em diversos setores, ou mesmo a quem deseja se especializar, mas ainda não tem certeza em que ponto exatamente.
Quais as responsabilidades de quem se forma em gestão comercial?
Citamos um pouco sobre as responsabilidades do gestor comercial no decorrer do texto, mas existem algumas outras a serem listadas. No entanto, essas responsabilidades podem mudar conforme a empresa e papel exato que ele desempenhará dentro dela. Confira as mais comuns:
- Medir resultados;
- Desenvolver estratégias;
- Gestão de Inteligência Comercial;
- Definir prioridades;
- Prospecção de clientes;
- Relacionamento com clientes e fornecedores;
- Formação de preços;
- Consultoria comercial;
- Pesquisa de mercado.
Essas são algumas das responsabilidades mais comuns quando se trabalha com gestão comercial, mas lembre-se que outras podem surgir conforme a empresa e atuação e nem todas serão feitas simultaneamente. Caso queira trabalhar na área não deixe de estudar sobre suas opções, mercado de trabalho e vagas.
Como ingressar no mercado de gestão comercial?
Existem algumas formas de se trabalhar com gestão comercial. Uma delas é ao já ser formado em graduações como Administração, Marketing ou Logística e então fazer uma especialização na área. Isso pode acontecer através de pós-graduação ou cursos, caso queira um ensino mais rápido, direto e acessível.
É o caso do curso de Gestão Comercial da UEMP, que te ensinará todos os conceitos dessa profissão e formas de desempenhá-la. Mas, além do conhecimento técnico essencial, é preciso também estudar sobre o mercado de trabalho, oportunidades e como aproveitá-las.
Uma forma de te ajudar na busca por emprego na área é investir em networking. Ter uma boa rede de contatos é importante a todo profissional, e caso trabalhe com consultoria será ainda mais essencial para sua carreira como consultor comercial. Busque conhecer profissionais da área e aqueles relacionados, aprender com suas experiências e continuar a sempre evoluir e se desenvolver.
Conheça mais sobre o curso da UEMP: Curso Online de Gestão Comercial
Como está o mercado de trabalho de gestão comercial?
Dentre as funções mais buscadas e bem remuneradas do mercado de trabalho atual o gestor comercial é um dos principais, fazendo com que seja uma excelente profissão para quem busca uma ótima oportunidade. Seus benefícios se tornam ainda maiores por ser uma profissão que pode atuar em empresas de todos os tipos de nichos, incluindo a indústria. Ou seja, existem vagas nos mais diversos tipos de especialidade, que permitem uma recolocação profissional mais fácil.
O maior objetivo da gestão comercial é conseguir tornar os negócios mais competitivos. Melhorar os resultados da empresa, potencializar suas metas e vendas e fazer com que se tornem uma referência no mercado. Algo que exige que sejam extremamente qualificados, o que faz com que o pagamento a eles seja considerável.
O número de empresas cresceu exponencialmente nas últimas décadas, e elas precisam encontrar formas de se destacar entre tantas opções dadas aos consumidores. Em uma sociedade tão diversificada os gestores comerciais se tornam uma peça central para conseguir manter a companhia competitiva, oferecendo estratégias criativas e certeiras para isso.
Algo que, segundo tendências, se manterá no futuro. A quantidade de negócios continua a crescer, a segmentação dos serviços e produtos também, e a importância dos profissionais de gestão comercial se potencializará cada vez mais. Tornando, dessa forma, essa uma excelente área para se especializar e investir.
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Conclusão
Em um mercado cada vez mais competitivo ser capaz de se manter relevante como empresa é essencial. Exatamente por isso que profissões como a de gestor comercial acabam se destacando, e se tornando essenciais para os negócios. Se espera ser um deles não deixe de investir em seu aprendizado!
Se quer se tornar um profissional de sucesso na área não deixe de conferir os cursos da UEMP! Desenvolva novas habilidades, se prepare para inovar e cresça cada vez mais profissionalmente.
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Até o próximo artigo! 💙💛