Há anos que o setor de tecnologia vem sendo apontado como uma área de grande crescimento, oportunidades e vantagens a quem busca por emprego. Sendo, inclusive, algo que desperta o interesse de muitos estudantes que ainda se veem em dúvidas sobre qual profissão escolher. Não só eles, já que um número crescente de profissionais experientes acabam optando por uma transição de carreira que os levem até essa área. Mas, será que o setor de tecnologia realmente vale a pena?

Para responder a essa e outras perguntas, preparamos este artigo! Nele você irá descobrir como estão as oportunidades no setor de tecnologia, porque trabalhar nele pode ser uma boa ideia e como é possível alcançar as profissões inclusas. Se você sonha em trabalhar nessa área, ou está curioso sobre o porquê de ser tão desejada, não deixe de ler até o final. Acompanhe!

Por que trabalhar com tecnologia? 

Vivemos em um mundo globalizado, onde novas tecnologias surgem todos os dias, e tanto empresas quanto usuários precisam se adequar rapidamente. Uma tendência que já vinha forte há algumas décadas, mas que acabou sendo acelerada durante a pandemia da Covid-19. 

Em uma situação onde milhares de profissionais e estudantes foram levados a trabalhar e estudar em casa, empresas se viram precisando buscar por soluções seguras, ágeis e produtivas de manter seus processos mesmo a distância. Com isso o uso de tecnologias já existentes passou a ser essencial, e muitas outras precisaram ser criadas. 

Ou seja, a área de tecnologia, que já estava em expansão, sofreu com um crescimento acelerado e em um espaço de tempo bastante curto. Isso faz com que o número de profissionais disponíveis seja muito pequeno frente a demanda, levando a valorização daqueles que já existem e de uma abertura para entrada de novos membros com alta remuneração e chance de crescimento. 

A falta de profissionais qualificados, alta demanda e bom retorno financeiro em grande parte dos casos é responsável por levar muitos profissionais experientes a transacionar de carreira, e estudantes a desejar embarcar em uma das profissões dessa área. Um setor dinâmico, mas que exige comprometimento e uma capacidade de aprendizado contínuo

Como está o mercado de trabalho na área da tecnologia? 

Segundo uma pesquisa realizada pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) até 2025 o mercado de trabalho brasileiro precisará de pelo menos 797 mil profissionais de TI. Entretanto, apenas 53 mil novos profissionais são formados anualmente, um valor bem menor às 159 mil vagas que estarão disponíveis a cada ano. Isso significa que o número de formandos consegue suprir apenas 33% de toda a demanda, uma porcentagem pequena demais para as empresas do Brasil. 

Em 2021, o setor de tecnologia da informação foi o segundo com maior crescimento no país, segundo dados da Cortex, com mais de 80.800 novos CNPJ de empresas do segmento. Já no primeiro semestre de 2022 houve um aumento de 40% nas contratações para equipes da área

Ou seja, existe uma demanda altíssima para profissionais qualificados, gerando um aquecimento ao setor de tecnologia, que é  acompanhado por problemas em não conseguir supri-lo. Exatamente por isso a remuneração costuma ser considerável mesmo em cargos iniciais, e cresce de forma notável à medida que o indivíduo vai se especializando e se tornando mais experiente. 

A falta de profissionais também fez com que as companhias passassem a olhar de outra forma aos juniores, em especial aqueles com no máximo dois anos de carreira. Em 2022, houve um crescimento de 170% na contratação desses profissionais, segundo pesquisa realizada pela GeekHunter. Isso significa que, mesmo sendo um setor que exige competências técnicas específicas e amplas, a área de tecnologia tem se tornado mais acessível e repleta de oportunidades a quem busca pelo primeiro emprego

O que é necessário para trabalhar com tecnologia? 

Existem diversas profissões dentro do setor de tecnologia, e todos os anos surgem ainda mais. Com isso, entender como se inserir em uma área tão rápida, ampla e em crescimento acelerado pode ser difícil, especialmente para compreender o que é essencial para trabalhar nela. Para ajudá-lo nisso trouxemos os passos principais. Confira! 

Estude as possibilidades 

Como dissemos, a área de tecnologia é bastante ampla, e está em constante mudança. Nela existem diversos nichos a serem explorados, com alternativas profissionais diferentes a cada interesse, como Business Intelligence, Segurança da Informação, Infraestrutura e Cloud Computing. Essas são apenas algumas das áreas promissoras dentro desse setor, e dentro delas existem uma grande variedade de competências técnicas exigidas. 

Além disso, todos os anos surgem novas ferramentas, necessidades, linguagens de programação e tendências. Por exemplo, em 2022 algumas das tecnologias mais importantes, segundo o Gartner, eram a cibersegurança, a data fabric e a hiperautomação. Já em 2023, especialistas apontam a necessidade por profissionais que saibam lidar e gerenciar as plataformas NoCode e LowCode

Em uma pesquisa realizada pela NTT DATA, em conjunto com a Harvard Business Review Analytic Services, foi apontado que 90% das empresas da América Latina pretendem aumentar o investimento feito em tecnologias emergentes em um período de um ano. Isso significa necessidade de profissionais que saibam criá-las, desenvolvê-las e melhorá-las. 

Por isso, ficar atento às tendências e possibilidades nas profissões da área de tecnologia é tão fundamental. Isso permite que você perceba oportunidades, nichos de interesse e amplie suas escolhas ao entrar nesse setor. 

Dedique-se aos estudos 

Após conhecer as opções de profissões e carreira dentro do setor de tecnologia, e escolher qual deles pretende seguir, é preciso planejar seus estudos. Lembrando que existem alternativas dentro dessa área que não exigem um diploma universitário, ainda que ele dê um peso a mais para sua busca por emprego, e possa ser útil em determinadas progressões na carreira. 

Em muitos casos é possível alcançar profissões na área de tecnologia através de cursos técnicos ou profissionalizantes. Um exemplo são os cursos encontrados na UEMP, onde você pode aprender mais sobre áreas com grandes oportunidades como a Segurança da Informação, Big Data e Ciência da Informação e Inteligência Artificial

Os cursos profissionalizantes são acessíveis, rápidos e diretos, uma excelente forma de adquirir conhecimento técnico de forma prática e conseguir se inserir no mercado de trabalho. Outra dica interessante é ficar atento as empresas que oferecem cursos e treinamentos gratuitos a estudantes e interessados no setor. Graças a escassez de profissionais, muitos negócios veem no investimento em capacitação uma forma de aumentar seu quadro de funcionários qualificados. 

Você também pode gostar de: Vale a pena cursar faculdade nos dias atuais? 

Prepare-se para uma formação contínua 

Como explicamos nos tópicos anteriores, a área de tecnologia é bastante dinâmica, e enfrenta mudanças constantes devido às tendências e ferramentas que surgem a todo momento. Isso significa que um estudante que decide alcançar uma das profissões desse setor deve estar preparado para continuar a aprender diariamente. 

Um profissional de tecnologia que para de aprender é rapidamente ultrapassado, perdendo relevância no mercado de trabalho e boas oportunidades. Já aqueles que investem em conhecer, e absorver novas competências, acabam tendo chances maiores de crescimento e com isso alcançando benefícios melhores. 

Uma forma de investir em aprendizado é por especializações, palestras de especialistas, monitoramento de novas ferramentas e cursos técnicos e profissionalizantes. Esses últimos são formas rápidas de adquirir novos conhecimentos, e excelentes para se manter atualizado ao mercado enquanto melhora seu currículo. 

Invista no inglês 

O setor de tecnologia tem excelentes oportunidades para quem deseja trabalhar em outros países, ou mesmo no Brasil, mas ligado a empresas internacionais. Mas, mesmo que trabalhar no exterior não esteja nos seus planos, saber inglês avançado ainda é algo fundamental para conseguir se sair bem nas profissões ligadas a área. 

Isso se deve ao fato de que grande parte dos tutoriais, linguagens de programação, programas e ferramentas estão nesse idioma. Ou seja, não ter conhecimento de inglês irá dificultar imensamente a sua capacidade de conseguir informações, transitar no mercado de trabalho e até mesmo realizar tarefas cotidianas da rotina profissional. 

Leia também: Estudar pela internet realmente funciona? 

Saiba aproveitar o networking e as comunidades 

Existem diversas comunidades em redes sociais voltadas aos profissionais da área de tecnologia, locais onde é possível tirar dúvidas, receber dicas e trocar informações sobre o setor. Saber aproveitar esses espaços é essencial, não apenas para melhorar suas competências e habilidades, mas também para ampliar e melhorar seu networking

Esse é um termo utilizado para uma rede de contatos profissionais, que pode ser constituído por colegas que conheceu em cursos na área de tecnologia, professores, profissionais do setor e até mesmo pessoas do seu círculo social. São relações que podem ser utilizadas para gerar oportunidades, crescimento e aprendizado

Atualmente, o número de profissionais da área de tecnologia que trabalham como freelancers vem crescendo exponencialmente. Uma tendência que permite mais liberdade e flexibilidade, mas que também exige uma boa rede de contatos e planejamento por parte dos trabalhadores. 

Desenvolva projetos e um portfólio 

Se você acabou de finalizar sua graduação ou cursos na área de tecnologia e não sabe como conseguir o primeiro emprego, saiba que colocar seus conhecimentos em prática é o melhor caminho. Contraditório? Não precisa ser! Criar projetos por conta própria é uma excelente maneira de exercitar o que aprendeu, melhorar suas competências e provar as empresas que é alguém qualificado. 

Existem algumas plataformas que ajudam nisso, como o GitHub, que é bastante utilizado por estudantes que desejam trabalhar com programação. Esse é um site gratuito onde qualquer indivíduo consegue criar um perfil e hospedar códigos-fonte, contribuir com projetos de qualquer local do globo e conhecer outros profissionais. 

Inclusive,tornou-se comum que empresas peçam por esses perfis no processo de recrutamento e seleção, já que é uma forma de verificar os conhecimentos dos candidatos. Por isso, seja qual for a área que optar investir no setor de tecnologia, mantenha em mente a importância de desenvolver um portfólio, mesmo sem experiência profissional formal. 

As habilidades mais importantes para trabalhar no setor de tecnologia: 

Indo além dos conhecimentos técnicos, existem também algumas habilidades socioemocionais essenciais para quem deseja atuar na área de tecnologia. Uma das principais é comunicação assertiva, que permite conseguir transmitir ideias e entender outros profissionais de maneira clara, respeitosa e que facilite o trabalho. 

Em muitos momentos o profissional do setor de tecnologia precisará trabalhar com outras equipes, entender o que precisam, o que o usuário deve receber, dificuldades e objetivos de uma ferramenta. Para isso é essencial existir uma boa comunicação, assim como facilidade em trabalhar em equipe e um bom senso crítico e capacidade de lidar e resolver problemas. 

Outra habilidade importante para profissionais dessa área é conseguir trabalhar sob pressão. O setor de tecnologia muitas vezes precisa lidar com altas demandas, prazos apertados e problemas complexos. Conseguir manter a calma, resolver os obstáculos de forma assertiva e rápida, ainda que com qualidade, é fundamental para os resultados dos projetos. 

O que leva a inteligência emocional, essencial para gerenciar as emoções vivenciadas no âmbito profissional, e não deixar que as cobranças e dificuldades prejudiquem sua saúde física e mental. Não só isso, mas essa habilidade é também essencial para as relações entre colegas, algo importante em um setor onde muitas vezes precisará lidar com equipes diversas e momentos de estresse gerados pelos problemas. 

Saiba mais: Como fazer cursos profissionalizantes e obter certificado? 

Concluindo 

Como você pôde aprender neste artigo, o setor de tecnologia está longe de deixar de crescer, e alcançar uma das profissões ligadas a ele ainda é uma excelente escolha para quem possui afinidade com as atividades realizadas. Se está em busca de cursos na área de tecnologia, não deixe de conferir as opções da UEMP, excelentes para começar a trilhar uma carreira de sucesso. 

Aproveite também para nos seguir nas redes sociais, e fique sempre de olho em nosso blog. Estamos sempre trazendo conteúdos para ajudá-lo tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional! 

Até o próximo artigo! 💙💛 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *