Sabemos que ter uma rotina de estudos é ideal para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem, certo? 

Uma das questões que sempre pairam sobre o assunto é “qual a melhor rotina de estudos?”, mas já adiantamos que: a melhor rotina de estudos é aquela que faz sentido e se adequa ao que cada indivíduo precisa para alcançar seus objetivos no estudo

É bastante comum buscar rotinas e cronogramas de estudos prontos na internet, mas, as chances de você não alcançar o sucesso com elas são grandes. Neste post, falaremos mais sobre isso e também sobre como criar a rotina ideal para você!

O que é uma rotina de estudos?

A rotina diz respeito ao hábito de se fazer algo sempre, da mesma maneira. A rotina de estudos, então, seria o hábito de estudar diariamente

Muitos estudantes adotam uma rotina a fim de passar em vestibulares, alcançar boas notas em uma graduação ou curso que já esteja fazendo ou, apenas manter uma rotina saudável de estudos

Como já citamos, nem sempre as melhores rotinas de estudos serão encontradas prontas, mas você pode ter como base aquilo que dá certo com outras pessoas. Por exemplo, sabemos que ter um horário fixo para realizar alguma tarefa nos auxilia a fazê-la com frequência e torná-la um hábito, então essa seria sua base, mas quem vai definir o melhor horário para estudos será você, de acordo com a sua disponibilidade. 

Como criar a melhor rotina de estudos?

Para te auxiliar, separamos algumas dicas de como criar a melhor rotina de estudos para a sua realidade! Mas, antes de criar a sua rotina ideal, lembre-se de analisar bem o seu dia a dia e a sua disponibilidade de horários! Vamos conferir as dicas?

1. Defina seus objetivos 

A primeira ação a se fazer é definir suas metas e objetivos, isso porque quando sabemos onde queremos chegar, torna-se mais fácil escolher o caminho. Então, estabeleça suas metas, de preferência escreva todas elas em um quadro ou planner de estudos, para que todas fiquem visíveis sempre que você precisa. 

Mas, lembre-se: nada de definir metas absurdas e impossíveis de alcançar, viu? Seja justo consigo mesmo e diminua os riscos de se frustrar. Você pode definir metas como “estudar as matérias X e Y até o dia tal” ou, ainda, “revisar o conteúdo visto em aula todos os dias”. São metas alcançáveis e que definem o que você precisa fazer diariamente. 

2. Adote um horário fixo de estudos

Manter um horário fixo auxilia na manutenção de uma boa rotina, então, se você tem disponibilidade, teste seus horários e escolha aquele em que você mantém maior concentração e tem mais energia para focar apenas no que está fazendo. 

É interessante que você teste diferentes horários, pois, algumas pessoas são mais ativas no período da manhã, outras podem ser mais ativas e focadas no período da noite, daí a importância de você criar a sua própria rotina, de acordo com as suas características! 

3. Tenha um cronograma de estudos

Ter um cronograma de estudos é um dos pontos mais importantes ao se criar uma rotina de estudos, isso porque é pelo cronograma que você terá um controle daquilo que já estudou e daquilo que ainda vai estudar. 

Além disso, no cronograma você pode incluir os dias e horários corretos que deseja fazer cada coisa, seja ler um artigo, realizar atividades relacionadas ao que já estudou ou fazer resumos. Ele será a base da sua rotina de sucesso!

4. Tenha um local tranquilo e seus materiais sempre à disposição

É muito importante que você tenha um local para estudar que seja tranquilo, de preferência silencioso, organizado e que seus materiais de apoio estejam sempre ao seu alcance. 

Com isso, você diminui as chances de se distrair ou perder a concentração naquilo que realmente importa e consegue se manter focado por mais tempo. 

E, falando em distração, evite o uso do celular enquanto estuda. Muitas vezes nos sabotamos com o pensamento de “vou apenas checar minhas redes sociais rapidinho” e acabamos perdendo o foco! 

5. Busque um método de estudo que faça sentido para você

Os métodos de estudos são técnicas, que existem há anos, que têm como objetivo facilitar o aprendizado. Existem variados métodos, alguns podem ser funcionais e outros não. Neste caso, é interessante testar qual se adequa melhor ao seu processo de aprendizado. 

Você pode verificar alguns métodos neste post que fizemos recentemente sobre o tema!

Além desses métodos, você também pode adotar ferramentas para te auxiliar. Algumas são bastante intuitivas e podem transformar sua rotina de estudos!

Leia o post completo sobre as ferramentas aqui do blog. 

6. Tenha momentos para descanso e lazer

Para que sua rotina seja saudável e dê certo, é imprescindível que você tenha momentos de descanso. Mas, é pra descansar mesmo, viu?! Nada de incluir outras atividades que demandam atenção durante seu tempo de descanso! 

Além disso, se possível, pratique esportes, tenha momentos de lazer com sua família e amigos e se alimente bem! Essas são ações que vão fazer total diferença na sua rotina, afinal, você precisa se manter saudável. Preze pelo seu bem-estar.

Agora, você já tem uma base de como criar a melhor rotina de estudos de acordo com o seu cotidiano e suas características! Quer ter mais dicas sobre produtividade, métodos de estudo, ferramentas e muito mais? Navegue pelo nosso blog e leia conteúdos extremamente importantes!

Você sabia que a UEMP pode ajudar a impulsionar seus estudos e sua carreira? Para saber mais, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *