Conciliar trabalho e estudos tornou-se muito comum nos últimos anos, devido à demanda crescente por profissionais capacitados e, também, pela busca de desenvolvimento pessoal ou profissional. Apesar de parecer uma tarefa complexa, adequar a rotina para conciliar trabalho e estudos é mais fácil do que você imagina.
Se você iniciou os estudos e trabalha, ou vice-versa, é interessante criar uma rotina que integre ambas as atividades, de forma que você tenha um planejamento e saiba quais metas deseja alcançar, assim, a rotina será mais saudável e produtiva.
Separamos algumas dicas de como conciliar trabalho e estudo, confira.
Defina seus objetivos
Se você deseja conciliar estudos e trabalho e manter uma rotina com hábitos saudáveis, é imprescindível determinar seus objetivos. Com isso, você poderá acompanhar sua produtividade e sua evolução se tornará mais fácil.
Você pode definir objetivos a curto e longo prazo, como, por exemplo, definir uma meta de X unidades de um livro didático para estudar em uma semana ou, ainda, fazer trabalhos e atividades daquilo que foi estudado em um determinado dia.
Mas, ao estabelecer seus objetivos, seja realista! Não adianta determinar um objetivo inalcançável, que não seja viável de acordo com sua rotina. Muitas vezes, criamos a falsa noção de que teremos mais energia ou tempo para realizar algumas atividades e, ao não conseguir fazê-las, podemos ficar desanimados ou pensar em desistir, daí a importância de saber o que você conseguirá fazer de fato.
Com os objetivos traçados, você conseguirá organizar melhor seu tempo e saberá o momento certo de iniciar e pausar seus estudos.
Crie um cronograma de estudos
Para ter sucesso ao conciliar trabalho e estudos, é necessário ter um cronograma do que você estudará em cada período. É válido lembrar que há muitas dicas, sobretudo na internet, de cronogramas prontos, porém, você deve criar um que se adeque ao seu tempo e a sua realidade.
O objetivo de criar um cronograma é ter em mente o que você precisa estudar em cada momento e quando você o fará. Por exemplo, digamos que você tenha um tempo livre no período da manhã e deseja fazer uma leitura neste horário, inclua isso no seu cronograma! Você pode utilizar este tempo livre para leitura de materiais e, em outro período, assistir a aulas ou realizar as atividades do que foi estudado.
Ao criar seu cronograma, lembre-se de respeitar seu horário de descanso e lazer. É muito importante conciliar trabalho e estudos, mas você também deve ter momentos para desligar dessas tarefas e descansar, praticar esportes e espairecer. Uma rotina saudável também depende de descanso, lembre-se disso!
Outro ponto importante do cronograma de estudos é definir o que e quando estudará. Ou seja, não coloque apenas um horário e uma atividade vaga como “às 08h – estudar”, opte por determinar exatamente o que deseja estudar, por exemplo:
“às 08h – estudar o capítulo 01 e 02 do livro X”
Dessa forma, seu cronograma ficará mais completo e seus estudos certamente vão fluir melhor.
Tenha como estratégia a gestão de tempo e produtividade
Pessoas que precisam conciliar trabalho e estudos precisam ter como estratégia a gestão de tempo e produtividade. Isso porque esses profissionais possuem algumas restrições de horário e, ter controle sobre isso é muito importante.
Basta pensar em profissionais que cumprem horário comercial, geralmente das 8h às 18h, esse horário está fechado na agenda diária deles, restrito às funções enquanto profissional, então o tempo destinado ao estudo deverá ser antes ou depois desse horário.
A gestão de tempo e produtividade auxilia no processo de compreensão do tempo que estudantes que trabalham possuem para focar nos estudos e o quanto eles conseguem estudar de fato neste tempo.
Ao ter essa gestão em dia, torna-se mais fácil trabalhar, estudar e manter uma vida saudável, com tempo livre para si mesmo ou para a família e outras atividades cotidianas.
Além disso, você pode adotar uma estratégia de aprendizagem que faça sentido para a sua realidade. Falamos mais sobre esse tema recentemente aqui no blog, confira!
Utilize ferramentas para te auxiliar nos estudos
Existe uma infinidade de ferramentas que ajudam muitos estudantes a organizar cronograma de estudos, fazer gestão de tempo, organizar tarefas e muitas outras funções, é interessante buscar aquelas que podem te ajudar de alguma forma.
Há quem escolha utilizar o Google Agenda, por exemplo, para organizar as atividades diárias e, neste caso, há a possibilidade de incluir tanto a agenda de estudos quanto a de trabalho.
Outras pessoas preferem o uso de aplicativos e plataformas como o Trello, que organiza todas as atividades muito semelhante ao método Kanban, e há a opção de acompanhar e alterar o status de cada atividade.
Existem muitos aplicativos e ferramentas criados com a finalidade de ajudar a manter a rotina organizada e neste post falamos de forma completa sobre os mais usuais.
Sabemos que, no início, conciliar estudos e trabalho pode ser bastante assustador e até mesmo cansativo, mas, se você combinar algumas das dicas que demos neste post, sempre de acordo com sua realidade, a rotina se tornará descomplicada e confortável. Você sabia que a UEMP pode ajudar a impulsionar seus estudos e sua carreira? Para saber mais, entre em contato conosco!