Quando nos dedicamos aos estudos algumas preocupações vêm à tona, como a questão da aquisição de conhecimento e memorização daquilo que estamos estudando. 

A construção do conhecimento perpassa questões de memorização e a combinação de ambas potencializa o processo de aquisição do que estudamos e da nossa capacidade de registrar e lembrar de temas, eventos e fatos importantes. 

Mas, você sabe como utilizar o conhecimento e memorização a seu favor? Vamos descobrir?

O que é conhecimento?

Parece uma pergunta boba, daquelas que temos a resposta na ponta da língua, certo? Mas você já parou para pensar sobre o que é conhecimento e como adquirimos tantas informações ao longo da nossa vida?

Podemos definir o conhecimento como o ato de conhecer algo, seja por vivência, experiência ou associação. Existem diferentes tipos de conhecimento e cada um é adquirido de uma forma. 

O conhecimento científico é aquele baseado em fatos comprovados e, no geral, obtemos esse tipo de conhecimento estudando, lendo e buscando informações sobre algum tema específico. Diferente do conhecimento filosófico, que é baseado em pensamentos e reflexões que fazemos ao longo de nossa existência, geralmente sobre questões mais subjetivas. 

Além destes, podemos citar o conhecimento religioso, baseado na fé e o conhecimento empírico, que está presente em nossas vivências e observações de como nos portamos e experienciamos a vida e os acontecimentos cotidianos. 

Podemos dizer, então, que conhecimento é tudo aquilo que podemos aprender. Em se tratando de educação e estudos, focamos no conhecimento científico e filosófico, porém, aquilo que conhecemos do mundo e das experiências também nos acompanham.

Quando estudamos, nós combinamos diferentes tipos de conhecimento para aprender e fixar o que estamos investigando. Agora, vamos entender melhor o que é a memorização?

O que é memorização?

A memorização é o ato de fixar um conhecimento em nossa mente a ponto de poder revisitar e manipular o que aprendemos. Mas, como assim? 

Pense no seguinte: hoje você sabe ler, escrever, realizar operações matemáticas e possui conhecimento sobre o clima, por exemplo. Todas essas informações estão guardadas na sua memória, você, em algum momento da vida, memorizou aquilo que considerou importante e hoje pode manipular essas memórias a seu favor. 

A memorização faz parte de todo o processo de aquisição de conhecimento e da aprendizagem, desde o início dos nossos estudos, quando aprendemos que o nome da cor das folhas das árvores é verde, do sol amarelo e assim por diante. 

Vamos definir, então, a memorização como a capacidade que nosso cérebro tem de absorver e manter informações

Como combinar conhecimento e memorização? 

Como já citado, a combinação do conhecimento e memorização é um potencializador dos nossos estudos, mas como fazer essa combinação? 

Para quem estuda, a memorização de conteúdos é um fator muito importante e vai além de decorar assuntos para ir bem nas avaliações, a memorização de informações importantes é extremamente relevante para a vida profissional do estudante, pois são essas informações serão utilizadas no dia a dia do futuro profissional. 

Para facilitar o processo da construção da memória, você pode:

  • Fazer anotações dos pontos importantes que estudou
  • Criar esquemas visuais 
  • Fazer resumos após as aulas
  • Exercitar o que aprendeu através de jogos ou exercícios
  • Ensinar o que aprendeu para outra pessoa
  • Retornar nos temas de maior dificuldade
  • Fazer associações visuais
  • Escrever com suas palavras sobre o que estudou

Essas são algumas dicas para memorizar o conhecimento que você obtém ao estudar e combinar aquelas que fazem sentido e se adequam a maneira que você aprende é muito assertivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *