O termo lifelong learning surgiu nos anos 1970, mas foi apenas nos anos 90 que ele passou a ganhar mais destaque, período onde os estudos sobre educação passaram a tomar forma. A partir de 2010, após um relatório produzido pela Unesco, esse conceito teve uma explosão de popularidade, e hoje é algo fundamental tanto para estudantes quanto para profissionais

Atualmente, mais do que apenas conhecer o significado de lifelong learning, é preciso integrá-lo ao seu estilo de vida. Mas, antes disso, é preciso saber o que ele é e para que serve. Para isso preparamos este artigo, onde você descobrirá tudo que precisa saber sobre esse conceito tão essencial. Confira! 

O que é lifelong learning

Lifelong learning tem origem na língua inglesa, e em tradução livre significa “aprendizado ao longo da vida”. Seu grande propósito é a aprendizagem contínua, também chamada de formação contínua. Ou seja, é um conceito que busca estimular um estilo de vida onde o indivíduo nunca pare de aprender, deixando de lado o pensamento de que a formação se limita ao período onde está na escola ou faculdade. 

Entretanto, isso não significa que você precise investir em uma série de graduações ou especializações para ser um lifelong learner, termo usado para nomear quem é adepto do lifelong learning. O aprendizado idealizado nesse conceito é relacionado a ideia de continuar a aprender não apenas de maneira formal, mas sim aproveitando todas as oportunidades para se aprofundar em um conhecimento, adquirir novas competências e habilidades e se adaptar as tendências

Ou seja, esse conceito estimula um estilo de vida onde o aprendizado nunca deixe de ser parte do seu dia a dia, mesmo que já tenha alcançado um certificado de graduação ou qualquer outro serviço educacional formal. 

Qual é o objetivo do lifelong learning

Através do estímulo ao aprendizado, o lifelong learning ensina ao aluno que a responsabilidade sobre seu desenvolvimento não é apenas das instituições de ensino. Seu objetivo é permitir que cada indivíduo tenha mais controle, planejamento e determinação em continuar a evoluir, e, com isso, alcançar possibilidades e conquistas ainda maiores. 

Algo que se torna ainda mais importante no mercado de trabalho, local onde o aprendizado contínuo se tornou uma prioridade. A presença de novas tecnologias, conceitos, estratégias e formas de consumo fez com que as empresas passassem a ver os profissionais que investem no próprio desenvolvimento com maior prioridade

Principalmente quando se trata da sua busca por estar sempre melhorando e desenvolvendo novas competências (hard skills) e habilidades (soft skills). Sendo a segunda um aspecto que tem chamado ainda mais a atenção dos recrutadores e líderes. 

O papel do lifelong learning no desenvolvimento profissional 

Segundo uma pesquisa realizada pela Michael Page, 9 em cada 10 colaboradores são contratados por suas competências técnicas, mas demitidos por sua falta de habilidades socioemocionais. 

Em um estudo desenvolvido pela Manpower Group, em 2021, ao menos 64% das empresas não sabiam como ajudar seus funcionários a desenvolver habilidades. Já em 2020, 58% das companhias do Brasil perceberam que seus resultados foram prejudicados graças à falta de soft skills no seu quadro de funcionários. Segundo o Fórum Econômico Mundial, em 2025 ao menos 8 das 10 habilidades fundamentais a um profissional serão socioemocionais. 

Ou seja, o desenvolvimento dessas habilidades já é algo essencial, e se tornará ainda mais nos próximos anos. Exatamente por isso, as empresas têm buscado formas de ajudar seus colaboradores a evoluir nesse quesito, ao mesmo tempo em que investem em contratações onde os profissionais já demonstrem tê-las ou se esforçar para as desenvolver

É justamente nesse ponto que o lifelong learning se torna fundamental. Um lifelong learner se preocupa com suas competências técnicas, mas uma grande parte deles se foca principalmente em suas soft skills, aprendizados mais complexos e difíceis de adquirir em uma sala de aula, mas que, como pudemos ver, são essenciais para sua vida profissional. 

Saiba mais: Como conciliar trabalho e estudos? 

O que são hard skills e softs skills

Como pudemos perceber, esses dois termos são fundamentais na vida profissional, e por isso não devem ser ignorados pelos estudantes. Mas o que são realmente? Quais suas diferenças? A seguir explicaremos em detalhes o que é cada um deles e por que são tão diferentes entre si, ainda que complementares. Confira! 

Hard skills 

Também conhecidas como competências ou habilidades técnicas, as hard skills são um conjunto de conhecimentos que podem ser adquiridos através de educação tradicional, treinamentos, capacitações, cursos ou workshops. São aspectos que podem ser ensinados e aprendidos para a prática de uma atividade, muitas vezes sendo específicas a determinadas profissões. 

Alguns exemplos de hard skills são: conhecimento em linguagem de programação, Excel avançado, fluência em um idioma, gestão de pessoas ou projetos, edição de imagens, domínio na manutenção ou operação de máquinas ou sistemas, entre muitos outros. Conhecimentos que podem ser adquiridos pelo estudo ou experiências, e usados de forma prática no cotidiano do trabalho. 

Soft Skills 

As habilidades socioemocionais, também chamadas apenas de habilidades ou soft skills, são itens mais subjetivos. Estão ligadas a forma como o indivíduo lida consigo mesmo, com as pessoas ao seu redor e as situações vivenciadas. Bastante influenciadas pela personalidade, muitos possuem uma dificuldade maior para desenvolvê-las, mas não é algo impossível de se fazer. 

Alguns dos exemplos mais importantes são: comunicação assertiva, inteligência emocional, espírito de liderança, criatividade, persuasão, capacidade de trabalhar em equipe, flexibilidade, adaptação, entre muitos outros. Todas características essenciais ao ambiente profissional, e que exatamente por isso se tornaram tão fundamentais as empresas. 

Uma das consequências de adquirir um estilo de vida como lifelong learner é se tornar mais resiliente, adaptável e criativo. Itens que ajudarão na missão de desenvolver ou melhorar suas soft skills, e com isso evoluir pessoal e profissionalmente. 

Quais os 4 pilares do lifelong learning

Em 2010, quando a Unesco publicou um relatório sobre o tema, o lifelong learning passou a ser mais difundido pelo mundo. Essa publicação, chamada Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, ajudou a fazer surgir a instituição Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), que definiu 4 pilares fundamentais para a formação contínua. São eles: 

Aprender a conhecer 

No aprender a conhecer o foco é ir além do estudar, e desenvolver o interesse e prazer em conhecer algo novo. É ter satisfação com o aprendizado, mas sem deixar de pensar sobre ele e o questionar. Através desse pilar é possível estimular e desenvolver senso crítico, considerar o próprio posicionamento em diferentes situações, estimular o confronto de ideias, refletir sobre o que está estudando e gerar questionamentos que agreguem no seu desenvolvimento. 

Aprender a fazer 

Para de fato aprender algo é necessário colocar os conhecimentos em prática, os repetindo até que se tornem um hábito. Enquanto o faz é possível desenvolver outras habilidades como: inteligência emocional ao aprender a lidar com situações, pessoas e desafios; capacidade de adaptação a novas circunstâncias, desenvolver proatividade e iniciativa e trabalhar em equipe. 

Aprender a conviver 

Neste pilar é preciso permitir ter interações com outras pessoas, dando a oportunidade de conhecer mais sobre si mesmo e as pessoas ao seu redor. A partir disso você conseguirá perceber novas formas de fazer, tem a chance de receber feedbacks e elevar seu aprendizado. 

Aprender a ser 

No aprender a ser você colocará em prática os aprendizados anteriormente, os usando para desenvolver autonomia para buscar por novos conhecimentos e se aprofundar naqueles que já têm. É nessa fase que se torna possível ampliar suas competências e habilidades e com isso dar continuidade ao processo de formação contínua. 

Quais são as vantagens do lifelong learning

Como você pôde perceber até aqui, o lifelong learning tem uma importância fundamental na vida profissional, e por isso deve começar a ser praticada o quanto antes. Mas quais são suas vantagens práticas? A seguir apresentaremos as principais delas de forma mais clara e detalhada. Confira: 

Desenvolvimento de novas habilidades e competências 

Sem dúvidas uma das principais e mais claras vantagens do lifelong learning é a capacidade de desenvolver novas habilidades e competências. Especialmente em um cenário onde novos conhecimentos são sempre bem-vindos, e esperados, facilitando a rotina profissional, melhorando seu desempenho e produtividade e com isso potencializando seus resultados. 

Aumento da criatividade 

O aprendizado é uma excelente forma de fomentar a criatividade, algo essencial para a vida profissional. Alguns acreditam que esse seja um dom natural, mas a verdade é que é algo que pode ser aprendido, e melhorado. Novas perspectivas, opiniões, experiências e conhecimentos ajudam a ampliar sua visão sobre situações, pessoas e até sobre si mesmo. Algo possível através de um estilo de vida como lifelong learner, e que ajuda a estimular a criatividade. 

Domínio de novas tecnologias 

Em apenas algumas décadas a sociedade como um todo se transformou através das novas tecnologias. Se há anos atrás ninguém entendia o papel ou uso de uma rede social, hoje elas são uma parte tão fundamental da vida de muitos que diversas profissões surgiram delas. 

Seja você um profissional ligado a internet, tecnologia ou comunicação, ou não, é fato de que, em algum momento, precisará aprender a lidar com novas ferramentas. Estar atento a isso, e buscar aprendê-las quanto antes, irá mantê-lo em relevância no mercado de trabalho, permitindo um crescimento maior

Oportunidades 

A consequência direta de todas as vantagens citadas anteriormente é um aumento de boas oportunidades em sua vida profissional. Através do lifelong learning o estudante aprende não só a estudar, mas a buscar por novos conhecimentos, inseri-los em sua rotina e desenvolver um número ainda maior de habilidades. Tudo de uma forma natural, prazerosa e estratégica para auxiliar em seu crescimento. O que o deixa mais preparado para aproveitar as oportunidades que surgirem. 

Leia também: Como criar um ambiente de estudos? 

Como aplicar lifelong learning? 

Existem muitas formas de aplicar o lifelong learning em sua vida, adaptando conforme suas necessidades e planos. Porém, existem algumas dicas fundamentais, que podem ajudar a maioria daqueles que desejam tornar esse conceito parte do seu estilo de vida. A seguir você conhecerá os principais deles. 

Avalie seus interesses 

A escolha por aprender novas habilidades pode ser feita considerando diferentes fatores. Alguns práticos, outros baseados em necessidade, enquanto outros são definidos a partir de planos a longo prazo para sua carreira. Seja qual for as motivações, todas são influenciadas pelos seus interesses, algo que deve ser analisado

Gosta de marketing e quer aprender mais? Pode escolher alguns cursos profissionalizantes para se aprofundar em determinados conhecimentos. Quer chegar à posição de líder de equipe, mas tem dificuldade em lidar com conflitos e gerenciar pessoas? Buscar desenvolver novas competências e melhorar a habilidade de liderança será essencial. 

Conhecer seus interesses, o que deseja e o que precisa aprender, é algo essencial para direcionar o lifelong learning. Para isso o autoconhecimento é essencial, não apenas para conhecer mais sobre o que deseja aprender, quais habilidades deseja ter, mas também quais são seus pontos fracos, planos para o futuro e como o cruzamento de ambos faz surgir a necessidade de determinados aprendizados. 

Adapte sua mentalidade 

O primeiro passo para se tornar um lifelong learner é entender que não existe um início e nem um fim nesse modo de viver. Esse conceito pressupõe que o aprendizado é, de fato, contínuo, e por isso deve ser estimulado e desenvolvido por toda a sua vida. 

Isso exige uma mudança na forma de pensar, passando a ver o ato de aprender como algo intrínseco ao seu cotidiano, aproveitando todas as oportunidades para isso. Seja ao ler um livro sobre um assunto de interesse, praticar um esporte em equipe, assistir um filme no idioma que está aprendendo, entre tantas outras atividades cotidianas. Tudo pode ajudá-lo no lifelong learning

Trace metas e acompanhe seu progresso 

O planejamento não é somente uma técnica fundamental para ajudar a aplicar e dar continuidade ao lifelong learning, como também uma soft skill bastante apreciada no mercado de trabalho. Ter metas é essencial na vida de qualquer estudante, e não deixaria de ser ao passar a investir em aprendizado contínuo. 

Itens como o cronograma de aprendizagem e prazos específicos ajudam a motivar e acompanhar seu progresso durante o aprendizado. Por exemplo, ao aprender um novo idioma você pode traçar metas de aulas a serem vistas, exercícios a serem feitos, níveis a serem alcançados conforme os anos e assim por diante. À medida que os alcançar consegue notar seu progresso, percebendo o quanto está evoluindo. 

Alinhe suas expectativas 

Como dissemos anteriormente, o lifelong learning não possui um fim. Ou seja, o aprendizado será contínuo, e por isso você deve alinhar suas expectativas, interesses e planos, já que ao adquirir uma nova habilidades outras devem surgir. Nesses momentos é essencial que fique atento às tendências, aos novos conhecimentos que despertam sua atenção e ao que projeta para o seu futuro. Além disso, é importante ser flexível, conseguindo adaptar planos e prazos conforme o momento de sua vida e necessidades

Você também pode gostar de: Como ter um bom estudo?

Concluindo 

Uma das estratégias para investir em lifelong learning é justamente pelos cursos profissionalizantes, itens que permitem desenvolver novas habilidades e competências de forma rápida, direta e acessível. Eles ajudam profissionais e estudantes tanto a iniciar aprendizados quanto a se aprofundar neles, além de melhorar seu currículo e abrir portas no mercado de trabalho. 

Agora que já sabe o que é ser um lifelong learner, suas vantagens e importância, não deixe de conferir os cursos da UEMP! Comece agora mesmo a mudar sua mentalidade, inserir o aprendizado contínuo em sua vida e crescer pessoal e profissionalmente! 

Aproveite também para nos seguir nas redes sociais, e fique sempre de olho em nosso blog. Estamos sempre trazendo conteúdos para ajudá-lo tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional! 

Até o próximo artigo! 💙💛 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *