Existem profissionais que são generalistas e têm conhecimento em diversas áreas, e existem profissionais que são especialistas focados em apenas uma determinada área. Mas você já ouviu falar do profissional em T?
O profissional em T vem sendo cada vez mais requisitado pelas empresas, pois ele possui habilidades e competências que vão além da sua área de especialização. O termo ainda é recente no mercado de trabalho, mas nós já estamos empolgados pra te ajudar a tornar-se um, pois essa pode ser a solução para sua recolocação profissional!
Mas o que exatamente significa ser um profissional em T?
O termo “profissional em T” se baseia na ideia de que um profissional deve ter conhecimentos generalistas e específicos sobre determinado assunto. Além disso, ele também precisa ser capaz de se comunicar bem e trabalhar em equipe.
Os profissionais em “T’s” são profundos especialistas em um determinado campo, mas também têm conhecimento generalista sobre outras áreas. Eles se comunicam bem e são criativos. No entanto, às vezes podem não ter profundidade suficiente em seus respectivos campos de expertise.

Ele tem profundidade suficiente em seu campo de especialidade e também conhecimento generalista sobre outras áreas.
Onde surgiu o conceito de profissional em T?
De acordo com alguns livros de administração, a palavra “T-Shaped Skills” ou “Habilidades do profissional em T” foi mencionada pela primeira vez em 1991 pelo Administrador David Guest. Até então, era apenas um conceito adormecido, até que em 2009, durante uma palestra da TED (uma das mais tradicionais feiras de ideias, inovação e negócios do mundo) o conceito ganhou popularidade na voz de Tim Brown, CEO da empresa de consultoria de design IDEO, que demonstrou na prática, como procurava nos currículos dos candidatos, suas principais habilidades antes de contratá-los.
Brown percebeu com isso, que conseguia reunir e formar as melhores equipes interdisciplinares para sua empresa. Portanto, quanto mais
profissionais em T ele contratava, mais forte, eficiente e potencialmente inovadora se tornava a sua empresa.
Mas, este não é um conceito novo. Historicamente falando, o termo ‘profissional em T‘ já era frequentemente usado pela McKinsey & Company (uma empresa de consultoria empresarial americana que aconselha governos, empresas e outras organizações em consultoria estratégica.) em meados de 1980.
Na época, o termo profissional em forma de T era bastante utilizado durante o recrutamento de novos funcionários e, em especial, para os mais altos cargos como gerência e liderança.

Qual é a importância de um profissional em T?
Um profissional em T é importante porque ele pode se comunicar bem e trabalhar em equipe. Além disso, ele também tem profundidade suficiente em seu campo de especialidade.
Os profissionais em T são importantes porque eles podem ajudar as organizações a inovarem. Eles têm profundidade suficiente em seus campos de especialidade e também conhecimento generalista sobre outras áreas. Isso os torna capazes de pensar fora da caixa e criar soluções inovadoras para os problemas das organizações.
Achou interessante? Se identificou? Então permaneça de olho em nossas atualizações, porque ainda vamos falar muito sobre o profissional em T que você pode ser!