Você sabe o que são competências técnicas? Esse é um termo bastante conhecido por quem está buscando entrar no mercado de trabalho e deseja aprimorar seu currículo, mas a verdade é que elas estão presentes em nossa rotina em diversos momentos. 

Estamos sempre aprendendo, utilizando e melhorando nossos conhecimentos, e alguns são essenciais para aumentar suas chances de se destacar na hora de conseguir o emprego dos sonhos. Para saber tudo sobre o que são, quais as competências técnicas em alta e como desenvolvê-las preparamos um artigo completo. Leia até o final e saiba o que deve aprender a seguir! 

O que são competências técnicas? 

As competências técnicas são conhecimentos adquiridos através da educação, tanto formal quanto informal. Habilidades que podem ser aprendidas, seja pela prática ou pela teoria, com auxílio de cursos, treinamentos, oficinas, palestras, livros, congressos e experiências. 

O objetivo é que o profissional utilize todos os meios a sua disposição para executar as atividades ligadas a sua função. Por exemplo: um advogado precisa conhecer as leis, entender o funcionamento da área onde atua, buscar sempre se atualizar com as mudanças que ocorrem em sua função. Ter habilidades técnicas boas e atuais para mantê-lo como um bom profissional. 

Essas habilidades podem ser adquiridas através de uma faculdade, e continuadas em palestras, congressos, livros e tantos outros materiais disponíveis para o aprendizado. E, caso a pessoa não invista nesses tipos de competências, sua relevância no mercado de trabalho será muito menor

Existe uma notável diferença entre as competências técnicas e as competências socioemocionais, que também são aspectos essenciais aos profissionais e consideradas pelas empresas no momento de contratação. Nesse artigo, você aprenderá mais sobre o primeiro tipo, em especial aqueles que têm sido essenciais a todas as áreas e tipos de profissionais. 

Você também pode gostar disso: Como ter um bom estudo? 

As principais competências técnicas pedidas pelo mercado de trabalho:

O mercado de trabalho está em constante transformação, especialmente em algumas áreas. Por isso, as competências técnicas em alta podem sempre mudar, mas algumas delas são tão fundamentais que se mantêm relevantes seja qual for a função na qual deseja trabalhar e o tempo que se passa. A seguir você conhecerá as mais importantes. Confira! 

Análise de dados 

A capacidade de realizar análise de dados é algo fundamental para uma tomada de decisão mais acertada e eficaz, algo essencial a maioria das profissões. Essa competência técnica está ligada a capacidade analítica, que permite ao profissional traduzir números em informações que sejam relevantes e consigam ajudar a resolver problemas. 

Isso significa saber utilizar e ter resultados com softwares, planilhas e demais ferramentas que gerem estatísticas, números e colete uma série de dados que precisam ser compreendidas e analisadas. Em alguns casos, é necessário que o profissional desenvolva conhecimento, ainda que básico, em linguagem de programação. Esse é um tipo de competência que consegue destacar de forma considerável muitos profissionais em busca de oportunidades. 

Conhecimento de novas tendências e tecnologias 

Com o avanço da tecnologia, e seu papel fundamental no mercado de trabalho, o domínio de softwares se tornou uma das competências mais pedidas pelas empresas. O item específico pode mudar conforme a função na qual deseja conseguir um emprego, já que cada área pede por plataformas características as suas necessidades e tarefas. 

Em geral, cursos voltados às ferramentas do Pacote Office costumam ser bastante bem-vindas, especialmente para aqueles que estão procurando pelo primeiro emprego e querem ter boas competências para currículo. Para aqueles que já possuem uma área de atuação ou profissão mais específicos, o ideal é ficar alerta às tendências. 

Novas tecnologias surgem a todo momento, e um profissional que não busca se adaptar e aprender sobre elas acaba sendo ultrapassado. Um bom exemplo é o RH, onde o uso de softwares tem aumentado cada vez mais, tornando esse um setor que antes era operacional, mas hoje é visto como estratégico dentro das empresas. Para quem deseja trabalhar na área, é essencial conhecer as tendências e adquirir competências técnicas relevantes para ela. 

Cursos, graduações e especializações 

Os cursos, tanto técnicos quanto profissionalizantes, graduações e especializações são tanto um modo de conseguir uma competência técnica quanto um tipo de competência. Através desses serviços educacionais você consegue obter conhecimento, prático e teórico, de uma atividade ou mesmo de uma profissão como um todo. 

Para comprovar que possui determinado domínio sobre uma tarefa a ser realizada na função, ou uma base para ser um bom profissional em determinada área, é preciso ter uma forma de comprovação. Além, é claro, de se aplicar a aprender durante as aulas e de fato conseguir colocar os conhecimentos em prática na rotina profissional. 

Leia mais: Vale a pena cursar faculdade nos dias atuais? 

Conhecimento de outros idiomas 

Para ter domínio em um idioma é preciso dominar quatro elementos: escrita, escuta, fala e leitura. Dessa forma, ainda que não tenha fluência, você conseguirá lidar bem com situações onde precisa se comunicar de forma clara, receber e compreender informações e tomar decisões baseadas na troca em um idioma que não é o seu. 

O domínio do inglês já é há algum tempo um critério bastante comum nos processos seletivos de grandes empresas, mas até mesmo em cargos e companhias menores ele tem se mostrado importante. Por exemplo, dependendo do local e clientes que recebe, hotéis e restaurantes acabam precisando que seus atendentes tenham, no mínimo, um conhecimento intermediário do idioma. 

Existem situações onde o domínio de outros idiomas também será bem-vindo, especialmente a depender da área ou empresa na qual você sonha trabalhar. No entanto, o inglês continua sendo a língua mais pedida, e por isso é um tipo de competência técnica que não pode faltar em seu currículo. Apenas se lembre que mentir sobre seu domínio sobre ele é extremamente prejudicial. Por isso, se esforce em aprender, mas jamais minta sobre seu nível de fluência! 

Conheça os cursos UEMP para aprender inglês: Aprenda Inglês e conquiste as melhores vagas! 

Habilidades comunicativas 

A comunicação é essencial em todos os aspectos de nossa vida, mas se torna especialmente importante no ambiente de trabalho. Em uma rotina onde é preciso conviver com colegas, superiores, clientes e fornecedores, seja em uma escala pequena ou grande, é fundamental que um profissional saiba se expressar de forma assertiva

Por isso, ter um bom conjunto de habilidades comunicativas é essencial. Isso significa saber se expressar tanto oralmente quanto na escrita, já que ambos fazem parte da vida profissional em algum nível. Cursos de oratória, de redação e revisão de textos são boas maneiras de adquirir ou melhorar essas habilidades, já que além de ensinar de forma prática e direta se mostram excelentes competências para currículo. 

Como desenvolver competências técnicas? 

As competências técnicas podem ser adquiridas principalmente através do estudo. As faculdades são um ambiente que simboliza bem esse aprendizado, local onde o estudante aprende aspectos teóricos e práticos para ter um amplo conhecimento de uma profissão específica. Conhecimento esse que será continuado e aprofundado através de especializações e cursos relacionados a área. 

Além desse formato, existem ainda muitos outros meios de se adquirir essas competências. Uma das mais comuns, e benéficas, é por cursos profissionalizantes e técnicos, onde é possível adquirir uma competência em um tempo mais curto, de forma direta e prática e por um custo menor. Outra forma é através de treinamentos, algo bastante proveitoso para aprender algumas funções. 

Meios mais simples e rápidos de melhorar ou adquirir uma competência técnica são eventos como congressos, palestras, oficinas, workshops e webinars. É possível desenvolvê-las até mesmo ao ler livros, e através do conhecimento colocar uma habilidade em prática. 

Por último, mas não menos importante, muitos desenvolvem competências técnicas através de experiências na própria rotina de trabalho. Todos são meios válidos e importantes, e o ideal é aproveitar cada um deles

Saiba mais: Estudar pela internet realmente funciona? 

Níveis de conhecimento técnico: 

Como você pôde ver, existe uma infinidade de formas de se aprender competências técnicas. Mas, será que existem níveis para esse conhecimento? A resposta é sim, e saber quais são eles, e onde você se encontra em determinada competência, é essencial para saber o quanto deseja e precisa evoluir ainda mais.

Confira a seguir quais são os cinco níveis de um conhecimento técnico

Conhecimento elementar: Pode ser aprendido através de escolaridade básica e não exige especialidade. Quem o possui entende uma linguagem básica e sem termos muito técnicos. 

Conhecimento raso: Também chamado de conhecimento básico, ele costuma ser assimilado por experiências em cargos semelhantes ou outras funções. Profissionais com esse nível de conhecimento entendem termos mais técnicos, mas não tão avançados. 

Conhecimento fundamental: Nesse nível o profissional já possui uma autonomia maior para tomar decisões. Seus conhecimentos foram obtidos por experiências em um determinado cargo ou cursos profissionalizantes

Conhecimento sólido: Para ter um conhecimento sólido o profissional deve passar por um ensino superior e diversas especializações. Isso faz com que consiga compreender com facilidade uma linguagem técnica da área. Junto às competências gerenciais, esse conhecimento ajuda a formar bons gestores. 

Conhecimento profundo: O mais alto nível de conhecimento técnico, geralmente presente em diretores e presidentes de empresas. Isso significa que, além da experiência e conhecimento, eles possuem autonomia para colocar suas ideias em prática e testar novas metodologias

Diferenças entre competências e habilidades: 

As habilidades, também chamadas de competências socioemocionais, estão ligadas a forma como um indivíduo lida consigo mesmo, suas emoções e as pessoas ao seu redor. Entre as principais estão itens como empatia, talento para liderança, organização, criatividade, trabalho em equipe, proatividade, flexibilidade, entre tantos outros. 

A importância e atenção que essas características recebem aumentou consideravelmente com os anos. Especialmente ao que as empresas perceberam que ter profissionais alinhados à cultura e valores do negócio contribui imensamente para a produtividade, qualidade, motivação e engajamento dos colaboradores. 

Com o passar do tempo essas companhias passaram a notar que, ao contratar um candidato com excelentes competências técnicas, mas não se atentar as suas competências socioemocionais, passou a gerar problemas como o absenteísmo, turnover e conflitos internos. 

Hoje, elas são vistas com grande prioridade, já que a falta de determinados conhecimentos podem ser adquiridos por treinamento ou estudo, mas determinadas habilidades levam muito mais tempo e esforço para talvez serem aprendidas. 

Na prática, isso significa que, para se destacar no mercado de trabalho, é preciso que você consiga unir competências socioemocionais e técnicas em um equilíbrio. Um publicitário sem criatividade dificilmente será contratado, mas se ele não souber o básico das funções também não conseguirá o emprego. Ou seja, é essencial investir em melhorar seus conhecimentos, assim como melhorar suas habilidades! 

Como descrever habilidades técnicas no currículo? 

Empolgado para aprender várias competências técnicas, e já quer saber como descrevê-las no currículo? A forma de o fazer dependerá de como as obteve. Quando um conhecimento é adquirido por cursos, graduações ou especializações, esses itens entram no setor onde irá descrever suas experiências acadêmicas

Eventos, palestras e demais conteúdos semelhantes ficam melhor na área de informações complementares, por serem aprendizados rápidos e que, apesar de importantes serem citados, não são tão aprofundados para ser uma experiência acadêmica. 

Já quando a competência técnica é obtida na rotina profissional, uma boa forma de demonstrá-las é criar um currículo por competências. Nele, o profissional insere suas experiências profissionais listando algumas das atividades que realizava, principais softwares usados, responsabilidades e outras informações relevantes. 

Concluindo 

Como você pôde perceber até aqui, existe uma ampla variedade de competências técnicas. Algumas são tendências que servem a todas as áreas em que precisar trabalhar, enquanto outras são mais específicas. Uma coisa em comum a todas são os benefícios de aprendê-las e melhorá-las através de cursos profissionalizantes

Na UEMP você tem opções para as mais diversas áreas, em um formato de curso rápido, direto e muito informativo. Ideal para melhorar seu currículo, aumentar suas chances no mercado de trabalho e ajudar a ter mais conhecimento. 

Aproveite também para nos seguir nas redes sociais, e fique sempre de olho em nosso blog. Estamos sempre trazendo conteúdos para ajudá-lo tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional! 

Até o próximo artigo! 💙💛 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *