Assim como as Hard skills — competências técnicas, as Soft skills são extremamente importantes para que um funcionário desenvolva suas atividades plenamente em uma empresa.
Essas habilidades podem variar de acordo com as áreas de atuação profissionais, no entanto, existem Soft skills mais requisitadas pelo mercado de trabalho. Vamos te contar quais são elas neste artigo, então continue lendo.
O que são Soft skills?
Elas são conhecidas como as habilidades interpessoais de um profissional. Estão atreladas às características comportamentais que podem influenciar diretamente na maneira que um trabalhador realiza sua função.
Veja a seguir quais são as mais exigidas pelas empresas.
Boa comunicação
Seja ela oral ou escrita, é preciso garantir que a sua mensagem está sendo passada de maneira entendível e que a linguagem usada é adequada.
A maior parte dos mal-entendidos no trabalho estão ligados à falha na comunicação ou à falta dela. Por isso, independentemente da área em que você atua, você precisa utilizá-la corretamente.
Empatia
Essa habilidade é esperada principalmente em cargos de gestão. Um bom líder deve conseguir se colocar no lugar do seu funcionário e compreendê-lo, e esse é o princípio da empatia.
Com profissionais com essa característica bem desenvolvida, o ambiente de trabalho torna-se mais saudável e humanizado.
Ética
Esta habilidade depende de alguns fatores, como educação e experiências de vida. Considerando a alta competitividade no mercado de trabalho — que favorece uma cultura individualista, essa característica pode não ser encontrada tão facilmente.
Por isso, ela se tornou uma das mais requisitadas pelos empregadores, que querem ter no seu time profissionais confiáveis e que tenham como valor primordial a ética ao tomar decisões.
Inteligência emocional
Passamos a maior parte dos nossos dias no trabalho, isso é fato. Situações corriqueiras, problemas pessoais e familiares, sempre terão impacto em nosso comportamento. Mas isso não pode influenciar diretamente no nosso desempenho e profissionalismo.
Nesse sentido, a inteligência emocional entra como um recurso indispensável para passarmos pelos nossos dias com mais estabilidade e foco. Além disso, nos ajuda a agir de maneira mais madura no trabalho, como saber lidar com críticas e feedbacks.
Liderança
Há pessoas com perfil profissional bastante operacional, em que alguém delega e ela realiza. Mas para que elas façam um bom trabalho, precisam de um bom líder.
Para o mercado de trabalho, entre muitas outras qualidades, um bom gestor é aquele que pode delimitar objetivos e delegar tarefas. Guiando a sua equipe de maneira adequada, incentivando e motivando-a, ele atinge os resultados necessários.
Por isso essa característica é tão importante, pessoas que a dominam costumam atuar em cargos que movimentam uma empresa de maneira mais eficiente.
Trabalho em equipe
Tudo que fazemos no ambiente profissional envolve um grupo de pessoas, e a atividade de cada um depende de um fluxo em que todos participam. Desse modo, é muito importante que todos se relacionem bem, assim o desenvolvimento de suas funções é mais eficaz, além de contribuir para um ambiente saudável e colaborativo.
Capacidade de resolver problemas
Dificuldades nos são apresentadas quase todos os dias no trabalho. Por esse motivo, cada profissional precisa pensar em maneiras de resolvê-las quando elas aparecem, além de antecipar problemas que podem ser evitados.
É preciso compreender também que nem sempre teremos êxito, mas a resiliência deve fazer parte da vida profissional.
Além dessas, outras habilidades podem ser mais valorizadas de acordo com cada corporação ou cargo, como pensamento criativo, relacionar-se bem com a cultura da empresa, entre outras.
Verifique quais delas você já possui e trabalhe para desenvolver as que precisam ser melhoradas. Cursos de aperfeiçoamento profissional sempre são bons recursos e a UEMP pode te ajudar com isso.
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