A entrevista de emprego chega para todos, e este momento é rodeado de histórias que representam a experiência de cada um no mercado de trabalho.
Por esse motivo, é comum ficar confuso sobre o que importa ou não, de verdade, em um processo seletivo.
Pensando nisso, este texto desmistificará alguns mitos e verdades que rodeiam a entrevista de emprego. Assim, ficará mais fácil para você se preparar da maneira correta, focando no que é realmente relevante.
Pesquisar sobre a empresa — Verdade
É uma verdade de extrema importância. Saber o nicho em que a empresa atua, bem como sua missão, visão e valores, fará você decidir se realmente quer estar envolvido profissionalmente com ela.
Além disso, você precisará saber essas informações para responder perguntas do tipo “como você acredita que o seu trabalho contribuirá para a empresa?” feitas pela maior parte dos recrutadores.
Portanto, pesquise tudo que puder sobre a empresa nos sites e redes sociais para saber como ela se posiciona no mercado e até o dia a dia dos funcionários.
Ir vestido com roupas sociais — Mito
O seu modo de se vestir para a entrevista deve estar adequado à empresa, e nem sempre a roupa social será a melhor escolha.
Pesquise sobre a empresa para saber se ela possui um código de vestimenta específico. Uma boa maneira é avaliar a área em que ela se situa no mercado, a área de advocacia, por exemplo, é conhecida por exigir vestimenta social no trabalho.
Você não deve mentir sobre suas habilidades — Verdade
Se uma habilidade ou conhecimento é exigido pelo recrutador, possivelmente ela será utilizada e importante no desenvolvimento das atividades na empresa.
Por isso, seja sempre sincero com relação ao que você não domina. Prefira ressaltar as qualidades e competências que você realmente possui.
Dizer o que o recrutador quer ouvir — Mito
Ao contrário do que muitos pensam, não existe script para uma entrevista de emprego. Repetir respostas prontas para dizer apenas o que você acredita que o recrutador quer ouvir compromete a sua sinceridade e, no pior das situações, pode ser percebido por ele.
Sendo assim, tenha sempre bom senso ao responder às perguntas do entrevistador, mas seja você mesmo e fale com naturalidade.
Você deve atentar-se à linguagem oral e corporal — Verdade
Cuidar com vícios de linguagem e gírias sempre te ajudarão a mostrar um bom domínio da comunicação oral, qualidade muito exigida e apreciada no mercado de trabalho.
Por isso, sim, atente-se ao máximo que conseguir. Também não deixe de lado a sua expressão corporal, procure manter uma boa postura, sempre aberta e mais relaxada.
As Soft Skills não têm tanta importância — Mito
Engana-se quem pensa que apenas as Hard Skills — habilidades técnicas, importam. Sim, elas são fundamentais para qualificação de um profissional, mas as Soft Skills — habilidades interpessoais, são essenciais e cada vez mais requisitadas.
Então não deixe de trabalhar as suas. Analise e anote todas as que você domina e as que precisa melhorar para a sua área de atuação.
Gostou do conteúdo de hoje? Conta pra gente!
Faça parte da nossa comunidade! Acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais e se inscreva no canal do YouTube. Por lá, sempre divulgamos dicas valiosas que te impulsionam no mercado de trabalho.