5 formas de lidar melhor com suas emoções no trabalho
Saber administrar emoções e ter controle emocional é essencial no ambiente de trabalho, isso porque nossas emoções podem gerar impactos significativos na produtividade e também no bem-estar do ambiente, muitas vezes compartilhado.
Colaboradores que possuem maior controle de suas emoções são capazes de tomar melhores decisões, ter mais empatia com a equipe e também lidam positivamente com conflitos. Para lidar melhor com suas emoções é necessário ter conhecimento dos seus sentimentos, mas também aprender a lidar de outras maneiras, vamos entender melhor como fazer isto?
Entenda suas emoções
Um dos passos mais importantes para lidar bem com as emoções no trabalho é entender o que você sente. Para quem já está acostumado a identificar as próprias emoções é uma atividade simples, mas para aqueles que não possuem esse hábito pode ser um pouco complicado no início.
Entender emoções implica dar nome a elas. As mais comuns costumam ser felicidade, surpresa, raiva, tristeza e medo, mas sabemos que existe uma infinidade de emoções e sentimentos e também de nuances de cada um.
No ambiente de trabalho é comum termos medo de que algo não saia conforme o esperado, por exemplo, e caso tudo ocorra bem, podemos ficar surpresos e até mesmo felizes. Todas essas emoções são válidas e costumamos demonstrá-las de inúmeras formas.
Às vezes aquele sentimento ruim, cujo qual você não consegue lidar muito bem, ou até mesmo não compreende, pode ser raiva ou tristeza sobre alguma situação com alguém, ou algo. Para entender, é necessário revisitar o que te causou a emoção e fazer uma análise de outras situações onde você já sentiu algo semelhante.
Aprenda a expressar suas emoções corretamente
Expressar emoções corretamente, isto é, sem exageros, faz parte do controle emocional. E quando estamos falando de ambiente organizacional isso se torna ainda mais importante.
É comum que quando sentimos emoções negativas a nossa reação seja mais explosiva e reativa e é nestes momentos que precisamos ter controle o suficiente para lidar da melhor maneira possível com aquilo que estamos sentindo.
Imagine que uma situação o deixou com raiva ou frustrado, a melhor maneira de externalizar no ambiente de trabalho é se acalmar, ou o que chamamos de “respirar fundo”, pensar em como falar que tal situação o fez sentir tal emoção e, se possível, conversar com os envolvidos.
O mesmo vale quando sentimos algo positivo, como felicidade. A melhor maneira de expressar a emoção é falando o quanto a situação o deixou feliz e o quanto se sente grato por isso.
Encontre formas de administrar o que sente
Gerenciar e lidar com sentimentos é um processo contínuo, que demanda tempo e, de certa forma, prática. Encontrar estratégias de como fazer isto é uma forma muito inteligente de melhorar o controle emocional.
Para administrar sentimentos, ou seja, lidar com eles em sua forma pura, é necessário compreendê-los e aceitá-los. Quando ignoramos nossos sentimentos podemos causar ainda mais estresse sobre o que o causou.
Existem inúmeras maneiras de controlar o que sentimos, como respirar fundo, tentar se acalmar focando em outra coisa, meditação, relaxamento, entre outras. O importante é encontrar algo que faça sentido e que funcione na sua realidade. Pode ser que a sua maneira de administrar sentimentos negativos seja “tomar um ar”, por exemplo.
Invista em autoconhecimento
Nenhuma das dicas anteriores funcionará perfeitamente se você não se conhecer. O autoconhecimento é o processo de entender quem você é de forma mais profunda e isso inclui ter conhecimento de suas forças, fraquezas, habilidades, pontos positivos e negativos, quais são suas crenças, valores, medos, desejos, etc.
O autoconhecimento é uma habilidade valiosa e pode ajudá-lo em variadas situações, sobretudo quando é necessário tomar decisões importantes.
Investir em autoconhecimento pode partir da leitura de livros e materiais, que sejam voltados a esta finalidade, buscar auxílio em terapias diversas, encontrar algum tipo de meditação que funcione ou apenas fazer uma imersão em si.
Esteja aberto a ouvir feedbacks
Saber receber feedbacks é um passo importante quando desejamos aprender a lidar com emoções. Por vezes, alguns feedbacks que recebemos não são exatamente o que esperamos ouvir de nossos superiores.
O feedback é uma ótima oportunidade de crescimento, por isso é importante manter a mente aberta e também estar aberto a recebê-los.
Quando se trata de lidar com emoções, é possível que aqueles a nossa volta tenham uma percepção diferente da nossa sobre como exploramos e expomos nossos sentimentos, por isso é interessante estar aberto a receber dicas sobre esse ponto especificamente.
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