A primeira rede social a se popularizar no Brasil foi o Orkut, em meados de 2004. Na época nenhum negócio cogitava usar a plataforma como meio comercial, e levou um tempo para o mercado entender o novo papel que redes como essa estavam tomando na vida das pessoas como um todo. 

Já nos dias atuais as redes sociais se tornaram uma parte fundamental da sociedade, e se tornou impensável aos negócios não investir em marketing com foco nessas ferramentas. Empresas de todos os segmentos se fazem presentes nas principais plataformas, e precisam aprender a como utilizá-las da forma correta. 

Cada rede social possui um funcionamento, linguagem e métodos próprios. E entender isso é o primeiro passo para fazer uma boa gestão de marketing nas redes sociais. Especialmente porque, apenas replicar seus conteúdos em todas pode otimizar o tempo, mas acaba não gerando os melhores resultados. 

O que é marketing nas redes sociais? 

O marketing nas redes sociais nada mais é do que o conjunto de estratégias que usam das ferramentas de mídia social. Elas servem para construir, consolidar ou popularizar a marca de um negócio, promover serviços ou produtos e criar um relacionamento mais próximo com seus clientes. 

Através do marketing nas redes sociais é possível compartilhar e criar conteúdos personalizados para cada uma das plataformas, que ajudam a engajar aqueles que desejam alcançar e ir em direção as metas estabelecidas em suas campanhas de marketing. 

Uma de suas principais características é o fato de permitir uma interação direta com o público-alvo, algo que não era possível em ferramentas anteriores. Além disso, com a tecnologia atual é possível fazer um acompanhamento em tempo real de uma série de métricas, segmentar seu público e desenvolver uma comunidade de usuários que se tornem fiéis e defensores da marca. 

É importante lembrar que cada plataforma de mídia possui suas próprias características, e por isso exige métodos diferentes para as estratégias de marketing. Usando uma comparação simples, quando uma empresa investia em publicidade em plataformas como jornal, TV e rádio era preciso se adaptar a cada linguagem e forma de transmitir a mensagem. O mesmo acontece com plataformas como Facebook, Instagram e YouTube. 

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Como investir em marketing nas redes sociais? 

Ao contrário do que muitos possam pensar, o marketing aplicado as redes sociais é bem mais do que apenas alimentar seu feed com novos posts. Seu conjunto de estratégias utiliza de intenso planejamento, criação de conteúdos uteis e estratégicos, interação vertical com o público-alvo, monitoramento de métricas e investimento financeiro em anúncios. 

Não é apenas sobre produzir conteúdo, mas sim produzir o conteúdo certo, da melhor forma e de maneira que converse perfeitamente com a plataforma. Tudo isso para criar um meio de fazer parte da rotina dos usuários de uma maneira nunca antes vista, e que permite alcançar clientes através de ferramentas mais diretas. 

Por que fazer marketing nas redes sociais? 

Um dos maiores benefícios que as redes sociais trouxeram aos negócios é a proximidade entre empresas e consumidores. A partir disso os profissionais de marketing precisaram não apenas colocar essas plataformas nos planos, mas aprender a utilizá-las. A partir disso muitos benefícios surgiram, entre eles: 

Engajamento 

Quando se assiste a um comercial na TV ou passa por um outdoor não há muito o que fazer além de vê-lo de forma passiva. Mas, nas redes sociais, o usuário pode curtir, compartilhar, comentar, clicar para saber mais, criticar ou elogiar de forma direta

Essas possibilidades tornam mais próximo e real o engajamento do público-alvo com a marca, que pode se tornar uma parte do dia a dia desse usuário ao que a relação entre ambos vai sendo construída. Empresas bem-sucedidas nesse tipo de marketing conseguem até mesmo criar uma comunidade em torno de sua marca, algo que passa a integrar o imaginário de forma única e traz um engajamento intenso. 

Visibilidade 

Segundo uma pesquisa de 2022 existem 4,62 bilhões de pessoas que utilizam redes sociais no mundo todo. Isso é quase metade de toda a população do globo. No Brasil já são 66% da população as utilizando, o que dá cerca de 140 milhões de usuários. Ou seja, é um local que permite alcançar um público nunca antes visto, o que pode ajudar imensamente na visibilidade das marcas. 

Além de números a internet, e as redes sociais como parte dela, permitem ir até todos os cantos do mundo. Isso significa tornar a marca conhecida indo bem além dos limites físicos de onde a empresa consegue chegar. Claro que, para alcançar uma visibilidade tão grande, o profissional precisa ser bem-sucedido em como utilizá-las. 

Humanizar a marca 

As redes sociais são um ótimo local para demonstrar os valores e princípios de uma empresa. Para isso seus conteúdos adquirem uma personalidade, linguagem e atitudes próprios. Isso facilita na aproximação com o público, no encantamento dele ao mostrar uma visão mais humana do negócio, e não tão voltada a atividades puramente lucrativas e mecânicas. 

Uma das formas de fazer isso é usar o marketing nas redes sociais para mostrar mais dos bastidores do negócio, rotina dos times e criar marketing de conteúdo atrativo ao público. Fazer disso uma forma de conversar com os usuários, aproximá-los do negócio e com isso desenvolver uma comunidade

Tráfego e conversões 

Mais do que apenas construir uma marca, o marketing nas redes sociais é uma ferramenta poderosa para aumentar o tráfego a outras plataformas da empresa. Seja um site ou um blog, ou mesmo uma loja online. Seus conteúdos ajudam a inserir novos caminhos, facilitar e melhorar as etapas de vendas

Algumas redes sociais atuais permitem até mesmo fechar compras dentro delas, tornando as conversões ainda mais fáceis de serem realizadas. A ideia é que seus seguidores sejam também um meio de captar e fidelizar clientes

Conhecer e segmentar 

A comunicação direta com os usuários permite conhecer mais sobre seus clientes. Cada passo dado dentro da internet gera informações, sejam elas sobre idade, localização e hábitos até gostos, necessidades e formas de consumo. Todos esses dados podem ser utilizados tanto para conhecer mais do seu público-alvo quanto para segmentar seus anúncios. 

A gestão das redes sociais é um trabalho estratégico, onde muitas métricas serão apresentadas e devem ser analisadas. Porém, ao fazer isso o índice de sucesso de suas ações de marketing tende a crescer exponencialmente, dentro e fora das redes sociais. 

Formação de embaixadores da marca 

Tem se tornado cada vez mais comum conferir opiniões de outros compradores antes de apostar em uma marca, algo bastante facilitado pelas redes sociais. Com elas os usuários podem apontar as experiências negativas que tiveram com o produto ou serviço, mas também as positivas. 

Ao criar uma boa relação com seus seguidores, atraindo e fidelizando seu engajamento, pode criar embaixadores que são mais vistos e ouvidos nas redes. A presença desses usuários é fundamental para todo negócio, e saber como criá-los é uma grande responsabilidade por parte dos profissionais que trabalham nesse setor. 

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Qual é a importância das redes sociais para o marketing? 

Quando falamos em Marketing Digital é difícil não se pensar nas redes sociais, e nos impactos que elas geram nesse método de marketing. Apesar de ser um meio de comunicação relativamente novo, ferramentas como Instagram e Facebook se mostram extremamente amplos, permitindo que empresas alcancem um público inimaginável até pouco tempo atrás

Seu funcionamento é fundamentalmente diferente dos meios hoje chamados de tradicionais, como TV e rádio, mas sua abrangência é um forte atrativo. Com as redes sociais tanto as marcas quanto os consumidores passaram a ter voz, tornando o contato mais pessoal e próximo. 

Os clientes, ao terem a chance de expressar suas experiências e opiniões sobre os produtos e serviços, acabam confiando com maior intensidade em comentários de outros consumidores. Com isso, a presença das empresas nas redes permite que usuários engajem, conversem e até mesmo critiquem o negócio. 

Dessa forma, se tornou fundamental não apenas obter bons resultados de marketing nas redes sociais. É preciso oferecer serviços e produtos de qualidade, mas também conteúdos úteis e atrativos aos usuários. Assim surgiram estratégias como o marketing de conteúdo, muito utilizado dentro das redes sociais, ainda que não apenas nelas. 

Através dos comentários e ações dos usuários a empresa pode medir sua reputação, entender as suas estratégias estão surtindo efeito, entender melhor o mercado e elaborar métodos melhores para suas estratégias. Seja ao receber críticas ou elogios os negócios se beneficiam ao ter mais informações. 

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Vale a pena trabalhar com marketing nas redes sociais? 

Como pôde ver no decorrer deste artigo o marketing dentro das redes sociais se tornou algo essencial as empresas. Independente do seu segmento ou tamanho, ficar longe dessas plataformas acaba tornando o negócio incapaz de se conectar a um público maior, expandir seu alcance e até mesmo limita sua comunicação com clientes. 

Isso não significa que a empresa precise estar presente em todas as redes sociais, já que o ideal é focar naquelas que conversem mais com seu público-alvo. Porém, seja em apenas uma ou em todas de uma vez, é fundamental que esteja presente. E para isso é necessário ter bons profissionais, capazes de fazer uma boa gestão das redes sociais e tudo que engloba esse trabalho

A demanda por profissionais para essa função tem crescido exponencialmente, e, assim como outras profissões relacionadas ao Marketing Digital, a tendência é que permaneçam em alta no futuro. Por isso, se gosta de estratégia, produção de conteúdo e anúncios, é criativo e sente afinidade por redes sociais, investir nesse setor é uma escolha acertada. 

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Conclusão 

Pronto para começar a trabalhar na área? Então não se esqueça de conferir nosso curso sobre gestão de redes sociais. Um conhecimento essencial e que tem se mostrado como uma ótima forma de conseguir emprego em um dos setores que mais cresce no mercado. 

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Até o próximo artigo! 💙💛 

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