Você já parou para pensar no futuro do mercado de trabalho? Já pensou que com o tempo os profissionais serão substituídos por máquinas? Essa é uma das diversas preocupações de muitas pessoas que estão em busca de um futuro profissional. Mas, calma! As profissões não vão acabar, você só precisa se manter preparado e capacitado para se destacar no mercado de trabalho!  

Existem diversas competências profissionais que passaram a ser exigidas nas contratações de novos colaboradores. E elas são essenciais para quem busca uma boa colocação no mercado atual. Mas quais são essas competências e como desenvolvê-las?

Neste artigo, você vai conferir os tipos das competências profissionais que mais se destacam e ainda ver muitas dicas e insights que vão te ajudar a entender o mundo profissional!   

O que são competências profissionais? 

A palavra “competência” é definida por alguns dicionários como um conjunto de habilidades, saberes, conhecimentos e a capacidade de fazer alguma coisa; aptidão. Com relação ao contexto empresarial, as competências profissionais possuem um significado mais abrangente. 
 

A competência profissional é relacionada à tomada de iniciativa e responsabilidade do profissional diante de situações difíceis; inteligência embasada em conhecimento, entre outros fatores.  

Neste cenário, a competência profissional possui diversas vertentes, principalmente quando falamos da individualidade de cada profissional. Existem perfis distintos, com competências distintas e essa variedade é essencial para as empresas. Afinal, um time produtivo tem diferentes habilidades e competências
 

Para compreendermos mais sobre as competências profissionais, vamos conhecer as mais relevantes para o mercado atual? 

Quais são as competências profissionais mais exigidas pelo mercado atualmente? 

Existem algumas competências que têm sido cada vez mais buscadas e exigidas pelo mercado atual. Confira algumas delas: 

1. Conhecimento de novas tecnologias e tendências

Os profissionais do mundo moderno precisam estar sempre antenados com os principais produtos e lançamentos tecnológicos do mercado. Além disso, saber utilizar as ferramentas úteis em sua área de atuação é um grande diferencial. 

Dessa forma, a empresa não terá tantos desafios ao implementar novas ferramentas e softwares em suas rotinas, o que torna o processo de integração tecnológica muito mais eficiente.  
 

2. Aprendizado constante 
 

O aprendizado e a atualização constante são itens relevantes na jornada de um profissional. Afinal, o mundo corporativo muda a cada dia e sempre traz mudanças e inovações e os profissionais precisam estar por dentro de tudo o que acontece. 

Cursos, palestras, eventos e outras atividades que possam contribuir com o crescimento profissional são essenciais. Com o preparo, o colaborador estará pronto para se adaptar às mudanças

3. Relacionamento e comunicação interpessoal

A comunicação clara é essencial para construir um bom ambiente de trabalho. Os profissionais precisam saber expor suas ideias e argumentá-las de forma direta e objetiva.  

Não saber se comunicar ou não se relacionar bem com gestores e colegas pode causar transtornos no clima organizacional, além de afetar a entrega de resultados de todos. Por isso, é necessário que o profissional esteja bem preparado e tenha uma comunicação eficaz, transparente e objetiva. 

4. Trabalho em equipe

Para que todo o trabalho de um time caminhe em prol de um único objetivo é essencial que a equipa saiba atuar em conjunto.  

Dessa forma, ninguém fica sobrecarregado com demandas, todos reconhecem o seu papel individual e sabem como reunir informações para trabalhar juntos. 

O trabalho em equipe melhora o clima organizacional, ajuda a reduzir conflitos e a trazer melhores resultados.  

5. Visão global 

Para estar preparado para mudanças econômicas, sociais e políticas, é importante estar atento às notícias de todo o mundo.  Essa capacidade ajuda a empresa a se organizar e ficar sempre informada sobre tudo o que há de inovador no mundo.

6. Automotivação 

Ter motivação própria é essencial nos dias de hoje. Com essa competência, o profissional busca motivos em si mesmo para ter disposição e realizar sua função com qualidade. Dessa forma, é possível manter o foco, alcançar objetivos e proporcionar melhores resultados.

7. Equilíbrio emocional

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e desafiador, é preciso que os profissionais saibam manter o equilíbrio emocional e não deixem pequenos problemas afetarem a sua atuação.  

Por isso, as empresas buscam colaboradores que saibam lidar com a pressão, mantendo o equilíbrio de emoções e garantindo a produtividade mesmo em meio aos desafios do dia a dia de trabalho.

8. Capacidade de inovação 

Sair da zona de conforto e apostar em ideias inovadoras é algo extremamente reconhecido no mercado de trabalho de hoje. Profissionais que sabem inovar em diversas situações, superar os obstáculos e resolver os imprevistos que surgem são muito procurados pelos recrutadores.

9. Organização 

A organização é uma habilidade essencial para profissionais de todas as áreas. É importante que ele saiba planejar e organizar sua carga de trabalho. Afinal, para fazer um serviço com qualidade, é preciso ter uma boa gestão de tempo. 

Ou seja, mais do que manter o ambiente de trabalho organizado, também é preciso ser organizado com relação aos processos. Essa competência é fundamental para que o colaborador alcance o sucesso e traga resultados para a empresa. 

10. Liderança

liderança não é uma competência direcionada apenas para gestores e chefes. Pois os profissionais envolvidos também têm influência na organização e em suas equipes. Por isso, todos os colaboradores precisam ser líderes de suas atitudes e assumir riscos, conhecendo os pontos positivos e negativos do time que faz parte e de si mesmo. 

Além disso, um colaborador que possui um perfil de liderança ajuda a engajar e motivar seus colegas na busca por um desempenho de qualidade.

11. Pensamento criativo

O pensamento criativo está relacionado à capacidade que o profissional tem de encontrar soluções para os processos da empresa, sejam desafios ou ideias. Os colaboradores e candidatos criativos e capazes de impulsionar inovações são muito valorizados pelas empresas.

12. Conhecimento Técnico

O profissional precisa ter conhecimentos na área e saber usar os programas ou outras ferramentas para a executar seus deveres. Só assim ele consegue aplicar suas competências e garantir um bom desempenho

Além disso, é necessário que o profissional sempre busque desenvolver os seus conhecimentos e estar sempre à frente.  

13. Proatividade 

Ser proativo é uma das competências mais requisitadas por empresas. A capacidade envolve a iniciativa para colocar boas ideias em prática e facilidade de solucionar problemas, sem esperar ordens; realizar escolhas apropriadas e consistentes, agindo com espontaneidade e tendo cuidado independentemente das situações apresentadas. 

Ter indivíduos proativos em uma empresa sempre gera boas contribuições e novas ideias para alcançar objetivos e metas.

14. Comprometimento

O profissional comprometido tende a trabalhar com muito prazer e consciência da importância do seu serviço. Além disso, ele é pontual, apresenta resultados positivos e cumpre sua jornada de trabalho de forma organizada.  
 

Colaboradores com essa competência sempre estão em busca do aperfeiçoamento de suas habilidades, buscando excelência no desempenho das tarefas.

15. Flexibilidade 

Ser flexível é uma característica essencial em momentos de pressão, conflitos ou desafios. São as pessoas com essa capacidade que conseguem lidar com essas situações de forma tranquila e com sabedoria.  

Normalmente, pessoas que lidam com imprevistos e contornam momentos de crise, além de serem flexíveis, são proativas. Além disso, os indivíduos com essa competência não têm medo de mudança. Eles são capazes de se adaptar e são muito autoconfiantes

Como desenvolver competências profissionais? 
 

Pronto para conquistar novas competências e evoluir as que você já possui? Para conseguir desenvolvê-las é preciso dedicação e prática consistente. Aqui estão algumas dicas rápidas e práticas: 

  • Estabeleça metas claras e mensuráveis  
  • Aprenda com feedbacks de colegas e superiores; 
  • Mantenha-se atualizado e informado sobre as últimas tendências e tecnologias; 
  • Faça networking e construa e mantenha uma rede profissional; 
  • Desenvolva habilidades de comunicação escrita e verbal; 
  • Desenvolva resiliência e aceite que desafios e falhas fazem parte do caminho; 
  • Procure mentores na sua área de atuação, eles irão oferecer insights valiosos;  
  • Gerencie o tempo com eficiência e priorize tarefas; 
  • Participe de treinamentos e cursos; 
  • Crie um portfólio e mostre seus projetos e conquistas

Lembre-se: o desenvolvimento de competências profissionais é um processo contínuo. Combine essas dicas com muita disposição para aprender e se adaptar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *